Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
19 de abril de 2021

Dólar

Euro

Manaus
23oC  29oC
Acompanhe nossas redes sociais

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS – A Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil no Amazonas (Ajeb-AM) empossa novas integrantes neste sábado, 27. Entre as mulheres da área da comunicação e da literatura, a REVISTA CENARIUM agora integra a lista de membros que emponderam e incentivam a produção feminina independente da escrita.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, a solenidade será online. O evento será transmitido a partir das 16h, na plataforma virtual “Zoom”. De acordo com a presidente da Ajeb-AM, a escritora Kátia Colares, são ao todo 14 novas associadas efetivas que serão nomeadas, sendo oito jornalistas e seis escritoras.

“Somos uma associação independente que existe em todo o País para incentivar o trabalho de mulheres jornalistas escritoras. A jornalista por si só já tem reconhecimento, mas não tinha uma escrita para que ela pudesse divulgar seu trabalho no papel das escritoras. Com a AJEB, as mulheres que têm a oportunidade de integrar uma associação que valorize você enquanto profissional”, disse Kátia.

Valorização

Conforme a jornalista Dora de Paula, 1ª vice-presidente da Ajeb-AM que possui quatro categorias de associadas, o papel social da associação é valorizar o universo feminino. “Não estamos ligadas a movimentos políticos ou causas feministas. Atuamos na valorização do universo feminino e pela liberdade intelectual da mulher”, salientou a vice-presidente da Ajeb.

A entidade tem quatro categorias de associadas: as efetivas, as que se associam à Ajeb; associadas honorárias, cargos de honra concedidos às autoridades da Cultura e pessoas de grande visibilidade literária e jornalística; bem como as beneméritas, associadas que patrocinam financeiramente; além de correspondentes, associadas que são do Amazonas, mas residem em outro Estados.

Confira a lista de novas integrantes

Escritoras

1) Guataçara Silva Ferreira
2) Larissa Ramos Araújo Pedroso
3) Maria de Fátima Souza Lira
4) Marilandia da Silva Gama
5) Núbia Litaiff Moriz Schwamborn
6) Zeferina Silvia Grijó Cavalcante

Jornalistas

7) Cíntia Melo
8) Ercilene do Nascimento Silva de Oliveira
9) Maria Paula Litaiff Gonçalves
10) Lúcia Cordeiro Pereira
11) Luana Dávila Silveira
12) Lívia Regina Prado Negreiros Mendes
13) Hadna Cruz de Pinho Abreu
14) Juciana Vasconcelos

A associação

No Brasil, a Ajeb foi fundada em 8 de abril de 1970, na cidade de Curitiba, Paraná. Ligada à Associación Mundial de Mujetes Perioditas e Escritoras (Ammpe), a entidade teve como primeira presidente a jornalista e escritora, Hellê Vellozo Fernandes.

Por meio das coordenadorias no País, a Ajeb busca estimular a união das jornalistas e escritoras, a fim de fomentar a harmonia nacional e internacional, além de promover o intercâmbio de conhecimento, ideias, experiências, amizade e respeito entre associadas.

A associação incentiva o aperfeiçoamento profissional das associadas, por meio da participação em cursos, seminários e encontros culturais. No ano passado, a entidade lançou a antologia “Uma carta pra você”, composta coletivamente por textos de 37 mulheres. “Não só residentes no Estado, mas também de escritoras de outras regiões do País e até mesmo no exterior. Muitas, apesar de terem excelentes produções e livros, publicaram seus escritos em livro pela primeira vez”, destacou Dora de Paula.

CENARIUM na Ajeb

A diretora da REVISTA CENARIUM, Paula Litaiff, é uma das associadas da Ajeb que tomarão posse neste sábado. Para ela, a entidade desenvolve importante trabalho de construção social e intelectual e é uma felicidade fazer parte do grupo de mulheres.

“Fiquei muito feliz em ser convidada pela Ajeb para fazer parte deste grupo de mulheres que admiro tanto. Elas usam o poder da escrita como instrumento de construção social e intelectual em um momento onde a busca do conhecimento tem o poder transformador na sociedade”, afirmou Paula Litaiff.

Graduada em Jornalismo, Paula Litaiff tem especialização em Gestão de Políticas Sociais. Há 15 anos na profissão, Paula atua no Jornalismo de Dados e em Reportagens Investigativas. Seu trabalho auxiliou na produção do documentário Killer Ratings (Bandidos na TV), disponível para streaming na Netflix.

Sobre a Cenarium

A REVISTA CENARUM é um veículo de comunicação que tem como principais missões a luta pelos direitos das comunidades indígenas e comunidades tradicionais da Amazônia, defesa da igualdade de gênero e combate ao racismo.

Com uma equipe composta por 27 colaboradores, a REVISTA CENARIUM publicou as edições impressas com especiais intitulados: “O fantasma da Covid-19 na Amazônia: risco de ‘segunda onda é real'” (julho de 2020); “Eles não esperaram pelo fim da pandemia (setembro de 2020); “Amazônia, um País” (novembro de 2020); e “Amazônia: perspectivas e desafios” (janeiro de 2021).