Associação do Pará critica falta de acessibilidade em prova do BBB24

Produção do BBB foi alvo de críticas por falta de acessibilidade em prova (Foto: Reprodução/Globoplay)
João Felipe Serrão – Da Revista Cenarium Amazônia

MANAUS (AM) – A Associação Paraense de Pessoas com Deficiência (APPD) criticou a falta de acessibilidade durante a primeira prova do líder do Big Brother Brasil (BBB), realizada na noite de segunda-feira, 8, com a participação do atleta paralímpico Vinícius Rodrigues, 29. Em nota, a instituição defende que “a inclusão genuína vai além da representatividade” e pede que a produção do programa revise protocolos para garantir que situações semelhantes não se repitam.

Vinícius teve a perna amputada aos 19 anos após um acidente de moto em Maringá, no Paraná, e desde então utiliza uma prótese. Ele teve dificuldades em realizar a prova, que consistia em cair em uma piscina de bolinhas e depois atravessar uma espécie de piscina de gosma verde. O atleta precisou tirar a prótese ainda no início do desafio.

A nota da APPD destaca que é fundamental reconhecer a relevância da presença de Vinicius em um programa de grande audiência como o BBB. De acordo com associação, a participação ajuda a promover a inclusão e mostrar ao público as capacidades das pessoas com deficiência, mas ressaltam que o ambiente e as provas do programa precisam ser estruturados para garantir a equidade de condições para todos os participantes, incluindo aqueles com deficiência. “A acessibilidade deve ser uma prioridade em todos os aspectos do programa, desde a concepção das provas até a infraestrutura local”, diz trecho da nota.

PUBLICIDADE

A associação também pediu que a organização do BBB revise seus protocolos e práticas para garantir que situações semelhantes não ocorram no futuro e que a inclusão seja efetivamente vivenciada.

O atleta paralímpico Vinicius Rodrigues conquistou medalha de prata nas Paralimpíadas de Tóquio 2020 na modalidade 100 metros da classe T63, para atletas amputados de membros inferiores com prótese (Foto: Ale Cabral/CPB)

Confira a nota na íntegra:

Em um determinado momento da prova, a produção do BBB chegou a perguntar para Vinicius Rodrigues se ele gostaria de trocar a prótese. O participante concordou e fez a alteração.

Capacitismo

O Governo do Amazonas aproveitou o episódio para sensibilizar a população sobre o capacitismo, termo que descreve a discriminação e o preconceito direcionados às pessoas com deficiências. Pelo Instagram, a Secretaria Estadual de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) criticou: “Se você ficou constrangido com a prova, imagina o dia a dia de uma pessoa com deficiência sem acessibilidade.

PCDs
Marinalva de Almeida foi a primeira participante PCD do BBB (Foto: Reprodução/TV Globo)

Vinicius Rodrigues é o segundo participante PCD na história do BBB. A primeira participante foi Marinalva de Almeida, na 17º edição do BBB.

Ela também é atleta paralímpica, nas modalidades de arremesso de peso, lançamento de dardo e salto em distância. Marinalva é recordista brasileira de salto em distância e participou dos Jogos Paralímpicos de Verão de 2016 na vela.

Leia também:
Denúncias de violação de direitos contra PCDs em 2023 somam mais quase 400 mil
PCDs vão poder financiar equipamentos com recursos da Caixa
Saiba o que ganha a cultura amazonense com entrada de Isabelle no BBB24
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.