Associação realiza ato em favor do recapeamento da BR-319 e pede explicações sobre mudança na gestão do ‘trecho do meio’

Manifestação contou com a presença de defensores da BR-319 (Reprodução/YouTube)
Ívina Garcia – Da Revista Cenarium

MANAUS – Manifestantes estiveram em frente ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes do Amazonas, localizado na Avenida Constantino Nery, bairro Flores, Zona Centro-Sul de Manaus, na tarde desta segunda-feira, 27, em ato contra a mudança de operações do trecho da BR-319, que passam a ser de responsabilidade do DNIT de Rondônia a partir de julho.

Segundo os manifestantes, não existem razões para a mudança, tendo em vista que a maior parte da BR fica localizada dentro do Estado do Amazonas. “Viemos aqui em frente ao DNIT pedir explicações, entender o porquê da mudança da manutenção da BR-319 para Rondônia”, disse André Marsílio, presidente da Associação Amigos da BR-319.

Manifestação contou com a presença de defensores da BR 319 (Reprodução/YouTube)

A mudança foi publicada no último dia 24, por meio de uma portaria administrativa assinada pelo diretor-geral do órgão, Antônio Leite Filho. De acordo com o documento, “a unidade local de Porto Velho será responsável pela fiscalização do trecho”, que se refere ao pedaço entre o quilômetro 250,7 e 740,0, conhecidos como “trecho do meio”.

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Leia também: Responsabilidade de trecho da BR-319, no Amazonas, é repassada para DNIT – Rondônia

Em nota enviada à CENARIUM, o DNIT explicou que a proximidade do posto do DNIT-RO com o trecho da rodovia em questão foi fundamental para a mudança.

“A mudança visa dar maior dinamismo aos trabalhos que necessitam ser realizados na rodovia, neste momento, uma vez que as equipes do departamento, em Rondônia, estão localizadas em pontos mais próximos a esse segmento”, esclarece.

BR-319 intercepta os municípios de Beruri, Borba, Tapauá, Canutama, Manicoré e Humaitá (Reprodução/Internet)

O órgão informou que essa transferência faz parte do pacote de planejamento que busca agilizar a logística do trabalho, isso porque o modal aquaviário responsável pela drenagem do Rio Madeira, paralelo à rodovia, nos dois Estados, também está sob comando da superintendência de Rondônia.

“Todo o segmento da rodovia BR-319, compreendido entre o quilômetro 0 e o 250,7 continua sob jurisdição do DNIT no Amazonas”, finaliza a nota.

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