Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
16 de outubro de 2021
Ainda não é assinante
Cenarium? Assine já!
ASSINE
image/svg+xml

Matheus Pereira – Da Revista Cenarium

MANAUS – Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) realizaram neste sábado, 1º, em Manaus, uma passeata em apoio ao chefe do Executivo federal. Os manifestantes se reuniram em uma avenida da zona Centro-Sul da capital amazonense e seguiram até a praia da Ponta Negra. Durante a concentração, foram registrados desrespeitos às medidas de enfrentamento à Covid-19. Mesmo com venda de máscaras pela própria organização, participantes mantinham contato sem o uso do utensílio de proteção.

A mobilização foi organizada pelo Movimento Conservador Amazonas, Movimento Endireita Amazonas e Advogados Pró Bolsonaro. O organizador Sérgio Kruke afirmou que o evento foi realizado para defender os direitos dos trabalhadores, que segundo ele foram prejudicados por decisões que não vieram do governo federal, e fortalecer Bolsonaro.

“Hoje os trabalhadores têm um dia especial diferente dos outros anos em que as forças sindicais faziam festas, e hoje o trabalhador não pode fazer festa, porque é um momento de indignação para trabalhadores que perderam seu emprego, seu trabalho, sua empresa fechados por governadores e prefeitos, que tiraram nossos direitos fundamentais”, apontou.

Presença de figuras públicas

Desde o anúncio do evento, as imagens do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello e do ex-superintendente da Zona França e candidato a prefeito de Manaus em 2020, Coronel Menezes, que inclusive participou da concentração e ainda foi chamado de “nosso senador”, por organizadores. Em outro momento os participantes indicaram ainda que Pazuello seria o próximo governador do Amazonas.

Perguntado sobre o objetivo da mobilização, Menezes apontou para o apoio ao presidente. “Queremos mostrar para a população brasileira que estamos apoiando todos os atos do presidente que está conduzindo o país de uma maneira diferenciada. Este é um momento que os conservadores prestam ao presidente da República o seu apoio”, destacou. Já no fim da concentração, o deputado federal Alberto Neto (Republicanos) também marcou presença.

Trânsito lento

Saindo da avenida das Torres, os apoiadores de Bolsonaro seguiram em direção à avenida Ephigênio Sales e passaram pelas avenidas Darcy Vargas e Pedro Teixeira em direção à praia da Ponta Negra.

O deslocamento até o outro ponto de concentração aconteceu por volta das 15h30, mas antes disso a mobilização deixou o trânsito da avenida das Torres lento. De acordo com o comandante da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM), major Rudger, batedores da polícia conduziram o deslocamento do carro de som.

Manifestações pelo Brasil

Manaus não foi a única cidade em que os apoiadores do presidente foram às ruas. Em outras cidades do país, também houveram manifestações pró Bolsonaro. Em São Paulo, os manifestantes tomaram a Avenida Paulista para se posicionar a favor do presidente.

Manifestações anteriores

Bolsonaro esteve em Manaus no último dia 20 para a inauguração da segunda etapa do Centro de Convivência Vasco Vasquéz (CVV) e, na ocasião, apoiadores e opositores do presidente se manifestaram nas imediações do local. Enquanto os manifestantes contrários questionavam principalmente o recebimento do título de cidadão amazonense e a atuação do governo federal em relação à pandemia de Covid-19, defensores de Bolsonaro usaram a oportunidade para demonstrar apoio ao líder nacional.

Assista ao vídeo