Atraso na entrega de produtos lidera reclamações na Black Friday pelo Procon

Movimentação de consumidores e vendedores na Magazine Luiza da Marginal Tietê, em São Paulo. (Danilo Verpa/Folhapress)
Da Revista Cenarium*

SÃO PAULO – Demora na entrega dos produtos lidera a lista de reclamações do levantamento do Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) na Black Friday deste ano.

A entidade fez 210 atendimentos sobre o tema até as 12h desta sexta-feira (25), o que corresponde a 34% do total de queixas. Em seguida, aparecem os que receberam um produto diferente do que compraram, 12,3% dos atendimentos, quase empatados com os que reclamam de propaganda enganosa —11,7%.

Movimentação de consumidores e vendedores na Magazine Luiza da Marginal Tietê, em São Paulo – Danilo Verpa/Folhapress

PRINCIPAIS PROBLEMAS, SEGUNDO O PROCON

Demora na entrega34%
Produto diferente do pedido12,3%
Maquiagem de desconto11,7%
Pedido cancelado9,7%
Produto ou serviço indisponível9,6%

Os dados corroboram o levantamento do Reclame Aqui, um dos sites mais populares de reputação de empresas. No começo da manhã, propaganda enganosa e atraso na entrega lideravam as queixas dos usuários na página. A primeira reclamação representava 16,9% dos comentários, e a segunda, 16,6%.

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O levantamento foi feito entre 12h de quarta-feira (23) e 6h desta sexta. O número total de queixas, 5.447, está 4% menor do que no mesmo intervalo de tempo do ano passado.

Segundo o site, os números são um termômetro do nível de consumo na data. Até agora, as compras podem ter sido impactadas pelo jogo do Brasil na quinta-feira (24).

Usuários do site também denunciaram os primeiros golpes da Black Friday.

De acordo com relatos de consumidores de São Paulo, o site da rede varejista Magazine Luiza está sendo alvo de ações fraudulentas. Dois consumidores informaram ao Reclame Aqui que a busca por eletrodomésticos em promoção retornou com links maliciosos.

“Estava pesquisando uma máquina de lavar, e achei pelo Google um site que se dizia da ‘Magalu’, com preço acessível, porém o site era falso. Não me atentei, pois era tão idêntico ao original que não desconfiei. No fim, comprei a suposta máquina e, após isso, achei estranho não ter chegado nada no meu email, nenhuma mensagem. Fui pesquisar mais a fundo e me deparei com outras reclamações de outras pessoas. Não comprem neste site, se atentem mais aos detalhes do site”, diz o usuário.

Na manhã desta sexta, as categorias com mais descontos eram informática, moda masculina e smartphones, segundo a Promobit. As ofertas duraram, em média, 51 minutos.

Já as horas que antecederam o início oficial da Black Friday, entre as 16h de quinta e 0h de sexta, deram destaque a relógios, joias, livros e ebooks. A plataforma especializada em descontos aponta que, na média dos três últimos anos, o número de ofertas começou a crescer a partir das 16h da véspera nas principais varejistas do país.

(*) Com informações da Folhapress
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