Atraso na entrega de produtos lidera reclamações na Black Friday pelo Procon
Movimentação de consumidores e vendedores na Magazine Luiza da Marginal Tietê, em São Paulo. (Danilo Verpa/Folhapress)
Da Revista Cenarium*
SÃO PAULO – Demora na entrega dos produtos lidera a lista de reclamações do levantamento do Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) na Black Friday deste ano.
A entidade fez 210 atendimentos sobre o tema até as 12h desta sexta-feira (25), o que corresponde a 34% do total de queixas. Em seguida, aparecem os que receberam um produto diferente do que compraram, 12,3% dos atendimentos, quase empatados com os que reclamam de propaganda enganosa —11,7%.
PRINCIPAIS PROBLEMAS, SEGUNDO O PROCON
Demora na entrega
34%
Produto diferente do pedido
12,3%
Maquiagem de desconto
11,7%
Pedido cancelado
9,7%
Produto ou serviço indisponível
9,6%
Os dados corroboram o levantamento do Reclame Aqui, um dos sites mais populares de reputação de empresas. No começo da manhã, propaganda enganosa e atraso na entrega lideravam as queixas dos usuários na página. A primeira reclamação representava 16,9% dos comentários, e a segunda, 16,6%.
PUBLICIDADE
O levantamento foi feito entre 12h de quarta-feira (23) e 6h desta sexta. O número total de queixas, 5.447, está 4% menor do que no mesmo intervalo de tempo do ano passado.
Segundo o site, os números são um termômetro do nível de consumo na data. Até agora, as compras podem ter sido impactadas pelo jogo do Brasil na quinta-feira (24).
Usuários do site também denunciaram os primeiros golpes da Black Friday.
De acordo com relatos de consumidores de São Paulo, o site da rede varejista Magazine Luiza está sendo alvo de ações fraudulentas. Dois consumidores informaram ao Reclame Aqui que a busca por eletrodomésticos em promoção retornou com links maliciosos.
“Estava pesquisando uma máquina de lavar, e achei pelo Google um site que se dizia da ‘Magalu’, com preço acessível, porém o site era falso. Não me atentei, pois era tão idêntico ao original que não desconfiei. No fim, comprei a suposta máquina e, após isso, achei estranho não ter chegado nada no meu email, nenhuma mensagem. Fui pesquisar mais a fundo e me deparei com outras reclamações de outras pessoas. Não comprem neste site, se atentem mais aos detalhes do site”, diz o usuário.
Na manhã desta sexta, as categorias com mais descontos eram informática, moda masculina e smartphones, segundo a Promobit. As ofertas duraram, em média, 51 minutos.
Já as horas que antecederam o início oficial da Black Friday, entre as 16h de quinta e 0h de sexta, deram destaque a relógios, joias, livros e ebooks. A plataforma especializada em descontos aponta que, na média dos três últimos anos, o número de ofertas começou a crescer a partir das 16h da véspera nas principais varejistas do país.
Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Cookies Estritamente Necessários
O cookie estritamente necessário deve estar ativado o tempo todo para que possamos salvar suas preferências de configuração de cookies.
Se você desativar este cookie, não poderemos salvar suas preferências. Isso significa que toda vez que você visitar este site, precisará habilitar ou desabilitar os cookies novamente.