Barbie ambientalista: boneca feita com plásticos retirados dos oceanos é inspirada em Jane Goodall

Drª Jane Goodall (Reprodução/Mattel)
Da Redação

MANAUS – A boneca Barbie, da empresa Mattel, ganhou novas edições neste ano. No meio desses lançamentos está uma versão especial, lançada no dia 14 de julho, Dia Mundial do Chimpanzé, a Barbie Ambientalista, em homenagem a Drª Jane Goodall, primatologista e antropóloga britânica que fez inúmeras descobertas sobre a espécie e mudou a maneira como o homem se relaciona com os primatas.

A data escolhida para o lançamento é também o 62º aniversário da primeira viagem de Jane Goodall à floresta do Parque Nacional Gombe, na Tanzânia, onde começou a explorar o mundo dos chimpanzés. Em parceria com o Instituto Jane Goodall, a boneca vai integrar uma linha de Mulheres Inspiradoras da marca. Elas já estão à venda e levam com o certificado CarbonNeutral, por serem feitas a partir de plástico reciclado oriundo dos oceanos.

 “As crianças precisam de mais exemplos como a Dra. Jane Goodall, porque imaginar que podem ser tudo aquilo que quiserem é apenas o começo – vê-lo faz toda a diferença”, afirma Lisa McKnight, vice-presidente executiva e diretora Global da ”Barbie and Dolls”, da Mattel.

PUBLICIDADE

Entre as bonecas que fazem parte do tema “Profissões do Ano 2022” estão as de: Diretora de Sustentabilidade, Cientista de Conservação, Engenheira de Energias Renováveis e Defensora Ambiental.

Um jovem chimpanzé chamado Flint a interagir com a etóloga Jane Goodall. Flint foi o primeiro chimpanzé a nascer em Gombe, após a chegada de Jane. (HUGO VAN LAWICK)

“Toda a minha carreira quis ajudar a inspirar crianças a serem curiosas e explorarem o mundo à sua volta – assim como eu o fiz na minha primeira viagem à Tanzânia há 62 anos. Estou entusiasmada pela parceria com a Barbie e por encorajar jovens crianças a aprenderem com o seu ambiente e sentirem que podem fazer a diferença”, ressalta Jane Goodall.

A linha de bonecas Mulheres Inspiradoras presta tributo a mulheres corajosas que se predispuseram a correr riscos, mudar regras e abrir caminho para que as próximas gerações fossem capazes de sonhar mais alto.

Jane Goodall observa chimpanzés no Parque Nacional Gombe, Tanzânia, 1990 (MICHAEL NICHOLS, NAT GEO IMAGE COLLECTION)

Além da Dra. Jane Goodall, uma lista de mulheres do seu tempo já foram homenageadas, entre elas, estão: Ida B. Wells, Dra. Maya Angelou, Billie Jean King e Eleanor Roosevelt, entre outras.

“Por meio desta parceria, espero inspirar a próxima geração de eco-líderes a juntar-se a mim na proteção do nosso planeta e relembrá-la que pode ser tudo o que quiser, onde quiser – no terreno, no laboratório e na mesa”, revela Jane Goodall.

Plásticos retirados dos oceanos

A empresa Mattel, fabricante da Barbie e de outros brinquedos, já havia lançado uma linha de bonecas feitas com plástico reciclado retirado dos oceanos, a “Barbie Loves The Ocean”, ou Barbie Ama o Oceano. A empresa declarou que tem como objetivo utilizar 100% de materiais plásticos reciclados, recicláveis ou de origem vegetal até 2030.

Microplásticos retirados dos oceanos (Marc Newberry | Unsplash)

“Esperamos que esta coleção e homenagem a uma pioneira inovadora para as mulheres na ciência e conservação, inspire as crianças a aprender mais sobre profissões relacionadas com a sustentabilidade, como podem proteger o planeta, e desenvolver histórias mais verdes através das brincadeiras com bonecas”, finaliza Lisa McKnight.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.