Base Arpão 2 é lançada para combater crimes na calha do Rio Negro

Base Arpão 2 foi lançada nesta quarta-feira, 3, e vai combater o crime organizado na calha do rio Negro (Foto: Divulgação/Governo do Amazonas)
João Felipe Serrão – Da Revista Cenarium Amazônia

MANAUS – A segurança dos rios do Amazonas foi reforçada com a entrega da Base Arpão 2, realizada nesta quarta-feira, 3, pelo governador Wilson Lima (União Brasil), no Porto de Manaus, Zona Sul de Manaus. A nova base ficará situada no Rio Negro, na confluência com o Rio Branco, e busca combater principalmente a circulação de drogas na região.

Além da base fixa, o projeto também contará com duas bases fluviais móveis. Uma ficará no Rio Solimões, a partir do município de Fonte Boa, e circulará até Santo Antônio do Içá. A outra ficará na boca do Rio Madeira e descerá até o Baixo Amazonas, nas proximidades de Parintins.

Governador do Amazonas, Wilson Lima (Foto: Secom)

O objetivo do governo é manter presença em todas as calhas e nas principais entradas e saídas do Amazonas. O governador Wilson Lima pontuou o avanço da estruturação das forças de segurança, que ganharam novos armamentos e tecnologias para combater o crime organizado.

PUBLICIDADE

“Antes de 2019, muitos policiais tinham dificuldades de abordar embarcações que navegavam pelos rios, porque os bandidos desciam armados até os ‘dentes, com metralhadora e armamento pesado. Hoje, não tem mais nenhuma embarcação, nenhum bandido, nenhuma lancha que desça o Rio Solimões que não seja abordado pela nossa Polícia Militar, pela nossa Polícia Civil. Esse é um marco do nosso governo”, disse Wilson.

Cooperação inédita

A nova etapa da Base Arpão vai contar com uma cooperação inédita da Polícia Militar de Roraima, que vai embarcar nas unidades de segurança junto com o efetivo do Amazonas.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-AM), uma parceria foi firmada com Governo de Roraima e a pasta já está nas tratativas de um acordo de cooperação técnica para que eles também ajudem no custeio da nova base.

O titular da SSP, Coronel Vinicius Almeida, destacou que a Base Arpão vai muito além do combate ao crime organizado. De acordo com ele, a iniciativa leva cidadania para as populações do interior do Amazonas.

“Essas bases não têm só o objetivo de combater o tráfico de drogas, isso é a ponta do iceberg que a sociedade consegue enxergar. Essas bases levam tranquilidade às populações ribeirinhas, levam segurança aos nossos povos tradicionais, aos nossos indígenas, levam proteção ambiental, evitando crimes ambientais nessa nossa Amazônia tão cobiçada pelo mundo e tão vista por todos”, afirmou o Coronel Vinicius Almeida.

O secretário de Segurança Pública do Estado, coronel Vinicius Almeida (Foto: Secom)
Histórico

A Base Fluvial Arpão foi inaugurada em agosto de 2020 para combater o narcotráfico, o roubo de combustíveis e a pirataria nos rios do Amazonas. Situada no Rio Solimões, entre os municípios de Coari e Tefé, ela vem dando suporte a uma série de operações policiais integradas na região.

De acordo com a SSP, desde sua inauguração, a Base Arpão já apreendeu mais de 110 toneladas de drogas e já deu um prejuízo de mais de R$ 244 milhões ao crime organizado. O projeto conta com recursos do governo federal.

Leia mais: No AM, Base Arpão faz mais de 300 prisões em meio a ações de combate ao narcotráfico no Rio Solimões

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.