27 de fevereiro de 2021

Victória Sales – Da Revista Cenarium

MANAUS – Caracterizado por xingamentos, ofensas, desprezo, ironia e afins, o abuso, também conhecido como tortura psicológica, tomou conta do reality show “Big Brother Brasil” que está na sua 21ª edição. O programa transmitido pela TV Globo expõe quase que diariamente situações extremas aos participantes. A psicóloga Leyane Goes cedeu entrevista exclusiva à REVISTA CENARIUM e comentou as formas em que esses abusos surgem, como podemos identificar e principalmente quais os perigos da tortura psicológica.

A psicóloga explicou que o abuso psicológico é quando o agressor manipula o outro e manipula toda a percepção que ela tem de si e dos outros. “Ele é uma espécie de marionete onde o agressor controla e sempre vai fazer a vítima se sentir culpada e forçar a mesma a cumprir os desejos do agressor. O abuso psicológico sempre deixa marcar horríveis na vida das vítimas as quais muitas desencadeiam ansiedade, depressão, excesso de culpa e confusão mental”, detalhou.

Leyane destacou ainda que não existem diferenças entre o abuso e a tortura psicológica. “Começa quando a vítima passa a questionar sua própria sanidade e/ou até mesmo em várias situações a vítima não percebe e confunde com ‘amor’ e ‘cuidado’, esse tipo de abuso pode estar inserido em diferentes tipos de relações como no trabalho, relacionamento amoroso, amizade e familiar”, observou.

A psicóloga afirmou também que o abusos podem influenciar em vários aspectos negativos na vida da vítima. “Ela [a vítima] se sente ‘louca’, passa a ser ansiosa ou depressiva e muitas vezes tem pensamentos suicidas dependendo do caso, passa a ter relacionamentos rasos, costuma ser uma pessoa totalmente diferente a qual já foi”, descreveu Leyane Goes.

A profissional também chama atenção para o lado físico de quem passa pelo abuso. “Vem a baixa autoestima e além do mais todo esse abuso psicológico também pode se ser sentido de forma física, considerando problemas alimentares, distúrbios do sono, dependência e abusos de substâncias e de álcool, problemas gastrointestinais, dermatológicos”, avaliou.

BBB21

O comportamento da cantora Karol Conká dentro do programa tem chamado bastante atenção do público. Cenas em que faz ironia, xingamento e ofensas contra outros participantes tem dado bastante repercussão fora do confinamento. A postura de Karol Konká dentro do BBB21 já é de longe uma das mais repelidas pelo público, refletindo inclusive, no futuro de sua carreira.

Uma das principais cenas que chamaram a atenção do público foi quando a cantora em uma conversa com o outro participante, Arcrebiano, chama o colega de confinamento de “covarde”, apenas por ter se omitido a entrar em uma discussão que ocorreu na festa, no dia anterior a discussão. O comportamento de Karol foi considerado agressivo e exagerado.