‘Bobo da corte’, ‘orçamento secreto’ e ‘combate à corrupção’ são as palavras mais citadas nas redes durante sabatina de Lula

Candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (Band/Reprodução)
Marcela Leiros – Da Revista Cenarium

BRASÍLIA – A sabatina do ex-presidente e candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o “Lula”, em um telejornal nessa quinta-feira, 26, se tornou um dos assuntos mais comentados nas redes sociais. Palavras como “bobo da corte”, “orçamento secreto” e “combate à corrupção” mencionadas pelo presidenciável foram a mais citadas na web, segundo o diretor do Quaest Pesquisa e Consultoria, Felipe Nunes.

O ex-presidente também foi o que gerou mais engajamento nas redes, se comparado ao candidato Jair Bolsonaro (PL), que participou da sabatina na segunda-feira, 22, e Ciro Gomes (PDT), na terça-feira, 23.

A primeira pergunta feita a Lula foi sobre corrupção no seu governo e qual a proposta para não se repetir casos como o “Mensalão” e a “Lava Jato”. A lista tríplice da Procuradoria-Geral da República, economia, relacionamento com o Congresso, orçamento secreto, militância política do PT e polarização, agronegócio e política internacional também foram temas trabalhados.

PUBLICIDADE
Publicação de Felipe Nunes (Reprodução/Twitter)

O candidato fez duras críticas a Bolsonaro, afirmando que ele “não manda em nada”. “Tenho consciência que uma das minhas tarefas e do Alckmin, se a gente ganhar, é, primeiramente, trabalhar no processo eleitoral para que a gente eleja deputados e senadores com outra cabeça. Segundo, acabar com essa história de semipresidencialismo, semiparlamentarismo num regime presidencial. O Bolsonaro parece um bobo da corte, não coordena o orçamento”, disse.

Além dos termos mais citados, também predominou, nas redes, segundo Nunes, palavras como “sigilo de 100” (referente a “sigilo de 100 anos”), “Portal da Transparência” e “Congresso Nacional”.

Já durante a sabatina de Bolsonaro, os termos mais citados foram “mentiroso no JN”, “governo sem corrupção”, “Bonner e Renata” e “Fake News”. Palavras como “Jair preso” e “Lula eleito” também aparecem na pesquisa.

Palavras mencionadas na sabatina de Bolsonaro (Reprodução/Twitter)

Menções positivas e negativas

A pesquisa também levantou a porcentagem de menções positivas e negativas dos candidatos sabatinados nesta semana. Lula obteve 48% de menções positivas, contra 52% de menções negativas, considerando todo o período da entrevista. Foi pior que Ciro, com 54% de menções positivas e melhor que Bolsonaro, com apenas 35%.

Menções positivas e negativas dos candidatos já sabatinados (Reprodução/Twitter)

Quanto ao alcance das publicações dos três candidatos, Felipe Nunes afirma que Lula produziu mais engajamento: foram 15 milhões de pessoas impactadas com postagens sobre a entrevista, durante sua exibição, em média; Bolsonaro foi o “segundo colocado”, com nove milhões e Ciro Gomes teve dois milhões.

Alcance das sabatinas (Reprodução/Twitter)

A sabatina no “Jornal Nacional”, da TV Globo, encerra nesta sexta-feira, 26, com a entrevista da candidata à Presidência Simone Tebet (MDB).

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.