Bolsa vai financiar reportagens investigativas sobre o futuro da Amazônia

Registro de 2019 mostra Dom Phillips entrevistando dois indígenas em Roraima; jornalista defendia povos originários em reportagens (João Laet/ AFP)
Marcela Leiros – Da Revista Cenarium

MANAUS – O Pulitzer Center Rainforest Journalism Fund abriu inscrições até 18 de janeiro de 2023 para a bolsa de reportagemComo Salvar a Amazônia“, em homenagem ao jornalista britânico Dom Phillips, assassinado na região em junho deste ano, junto com o indigenista Bruno Pereira. O financiamento visa projetos de jornalismo que investiguem o futuro da Amazônia e formas de evitar seu colapso.

Como Salvar a Amazônia” era o título do livro que o jornalista escrevia quando foi assassinado em 5 de junho, durante uma viagem à Terra Indígena Vale do Javari, no Amazonas. Os dois foram mortos por pescadores de uma comunidade ribeirinha vizinha ao território demarcado, no Rio Itaquaí, em razão da atuação do indigenista contra a pesca ilegal.

Leia também: ‘Seguiremos atentos exigindo justiça’, declara viúva de Dom Phillips durante velório do jornalista morto na Amazônia

PUBLICIDADE

Podem concorrer ao subsídio jornalistas empregados ou freelances, empresas jornalísticas e organizações de mídias independentes locais, nacionais e internacionais, e o trabalho financiado com a bolsa deve ser publicado ou veiculado até 30 de junho de 2023. A primeira parte do subsídio será paga quando a proposta for aprovada, e o restante quando a reportagem for publicada.

O jornalista inglês Dom Phillips e o indigenista Bruno Pereira (Joao LAET / AFP/ Reprodução)

Edital

O edital destaca que as propostas devem ser originais, bem planejadas e ambiciosas, especialmente em termos de divulgação, atingindo grandes audiências. Os projetos apresentados precisam ter um plano de distribuição em mídia impressa, digital, áudio, vídeo, rádio ou televisão com ampla circulação e influência nacional ou internacional.

Leia também: Indígenas do Vale do Javari integram grupo que discute criação do Ministério dos Povos Originários

Os interessados devem apresentar uma descrição detalhada do projeto (incluindo locais de apuração, fontes a serem entrevistadas e formato do produto final), o plano de distribuição, um plano de segurança dos envolvidos e o orçamento estimado, bem como currículo, trabalhos anteriores e referências profissionais do líder.

As propostas devem ser apresentadas em inglês, português ou espanhol, e as reportagens podem ser feitas e veiculadas em qualquer idioma. O Comitê do Amazon RJF e o Pulitzer Center vão selecionar projetos que atendam aos critérios de conteúdo e distribuição, e darão prioridade a trabalhos colaborativos que garantam impacto local, nacional ou internacional.

As inscrições podem ser feitas neste link.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.