BR-319 tem simulação de desabamento de ponte

Ponte Rio Curuçá desabou em novembro deste ano (Ívina Garcia/Cenarium)
Marcela Leiros – Da Revista Cenarium Amazônia*

MANAUS – Uma simulação ocorreu na manhã desta quinta-feira, 10, no início da BR-319, no Distrito Industrial, Zona Sul de Manaus, para reproduzir o momento do desabamento da ponte no Km 25 da rodovia, sobre o Rio Curuçá, que desabou em 28 de setembro do ano passado. A tragédia causou a morte de cinco pessoas. Quatorze ficaram feridas.

A simulação foi realizada para reproduzir o peso dos veículos que estavam sobre a ponte, localizada no município de Careiro Castanho, região metropolitana de Manaus. A ação contou com coordenação da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), que investiga o desabamento junto à Polícia Federal (PF).

Segundo a PF, o objetivo é investigar a participação e responsabilidade de autoridades federais na manutenção, fiscalização e cuidados com a ponte. O dever de cautela é averiguado por peritos federais e
encaminhado para análise de laudo em Brasília.

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Os inquéritos da Polícia Civil e da Polícia Federal têm como finalidade a causa do desabamento, a
proteção da sociedade e a solidariedade às vítimas do acidente
“, afirmou a PF.

Trechos desabaram

As pontes sob os rios Curuçá e Autaz Mirim desabaram em setembro e outubro do ano passado, respectivamente. No primeiro desabamento, cinco pessoas morreram e 14 ficaram feridas. Uma manifestação de caminhoneiros pode ter causado o acidente. Duas semanas depois, no dia 8 de outubro, a ponte sobre o Rio Autaz Mirim, no KM 25 da BR-319, também cedeu, mas sem feridos.

Em 2023, o Dnit, órgão federal responsável pela manutenção das rodovias federais em todo o País, assinou contrato no valor de mais de R$ 24 milhões para a realização dos serviços de construção da ponte sobre o Pio Curuçá.

(*) Com informações da Polícia Federal

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