Dnit abre prazo de licitação para empresa que vai reconstruir pontes da BR-319

Ponte sobre o Rio Autaz Mirim (à esquerda) e Rio Curuçá. (Associação de Amigos e Defensores da BR-319 e Valter Calheiros)
Marcela Leiros – Da Revista Cenarium

MANAUS – O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) publicou no Diário Oficial da União (DOU) dessa sexta-feira, 28, edital para obras nos dois trechos da BR-319 que desabaram no ano passado. Empresas interessadas em concorrem à licitação já podem apresentar propostas.

O pregão eletrônico nº317/2023 tem como objetivo a contratação de empresa especializada para reconstrução de uma nova ponte sobre o Rio Curuçá, no Km 23,30 da rodovia, e para a reconstrução parcial da ponte e reforço nas fundações da ponte de concreto sobre o Rio Autaz Mirim, no Km 24,60.

O aviso de licitação foi assinado pela chefe do Serviço de Cadastro e Licitação do órgão, Lidiane Martha Coutinho Menezes. Interessados podem verificar o edital completo neste link. As propostas devem ser abertas no dia 15 de agosto.

PUBLICIDADE
Aviso de licitação foi publicado no DOU nessa sexta-feira, 28. (Reprodução/Diário Oficial da União)

pregão eletrônico é uma modalidade de licitação que ocorre em tempo real por meio da internet. O seu funcionamento é semelhante ao leilão de preços e, pela praticidade, ele vem sendo amplamente utilizado por órgãos do governo.

Leia mais sobre a BR-319:

Quase extintos nos anos 1970, povo Karipuna teme nova ameaça a partir da BR-319
‘Observatório’ aponta municípios que mais desmataram na área de influência da BR-319
Presidente da Aleam cobra DNIT por atualização mensal do cronograma de obras na BR-319
Novo presidente do Ibama afirma que licença da BR-319 depende de estudos
Trechos desabaram

As pontes sob os rios Curuçá e Autaz Mirim desabaram em setembro e outubro do ano passado, respectivamente. No primeiro desabamento, cinco pessoas morreram e 14 ficaram feridas. Uma manifestação de caminhoneiros pode ter causado o acidente. Duas semanas depois, no dia 8 de outubro, a ponte sobre o rio Autaz Mirim, no KM 25 da BR-319, também cedeu, mas sem feridos.

Em 2023, o Dnit, órgão federal responsável pela manutenção das rodovias federais em todo o país, assinou contrato no valor de mais de R$ 24 milhões para a realização dos serviços de construção da ponte sobre o rio Curuçá.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.