Segunda ponte cai na BR-319; equipes do Dnit investigam causa do desabamento

A queda da ponte ocorreu na noite deste sábado, 8 (Divulgação)
Karol Rocha – Da Revista Cenarium

MANAUS – Parte da ponte situada no quilômetro 12 da BR-319 caiu no início da noite desse sábado, 8, no município de Careiro da Várzea (a 88 quilômetros de Manaus). Neste domingo, 9, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou, por meio de nota, que as equipes investigam as causas do ocorrido para a elaboração do laudo técnico. Não houve feridos.

Essa é a segunda ponte que cai na rodovia em menos de 15 dias. No último dia 28 de setembro, a ponte sobre o Rio Curuçá desabou e deixou, ao menos, 4 pessoas mortas e 14 feridas. Uma ponte provisória está sendo construída no local.

Ainda na tarde do sábado, 8, o policial militar, Israel Amorim, 39, contou estava a caminho de Manaus, quando ele e outros moradores ouviram ruídos vindo daquela estrutura.

PUBLICIDADE

“Eu tenho um sítio no Careiro e foi nessa vinda para Manaus, por volta das 16h, que paramos para ver a situação da ponte. Um dos pilares estava comprometido e quando vimos, a estrutura começou a estalar. Só não passamos porque ela já estava interditada e eu acabei vindo para Manaus de canoa”, disse o PM.

O vigilante Frankson Pantoja, 46, chegou a passar pela ponte por volta de 12h desse sábado, 8. Na volta do trabalho, o local já estava interditado e também teve que encarar o percurso de canoa. “Eu estava próximo à ponte, às 17h. Tentamos passar, mas já estava interditada, com uma rachadura. Deu para ver que a viga estava escapulindo”, disse ele.

Veja vídeo de estrutura antes da queda:

Morador grava estrutura de ponte antes da queda (Divulgação)

Governo do Amazonas à disposição

O governador do Amazonas, Wilson Lima (União), se manifestou por meio do Twitter na noite desse sábado, 8, afirmando que em conversa com o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, foi informado que a ponte já estava interditada e que não há feridos:

“Acabo de falar com o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, sobre a ponte do quilômetro 12, da BR-319, que desabou agora à noite. Ela já estava interditada e não há notícia de feridos”, disse a publicação do governador.

Em outro tweet, Wilson Lima disse que uma equipe do governo federal deve avaliar a estrutura ainda neste domingo, 9, e colocou o Executivo estadual à disposição do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no que for necessário.

“Amanhã, mais uma equipe do Governo Federal chega ao Amazonas para avaliar como resolver o acesso na área. Mais uma vez, o Estado está à disposição do Dnit para ajudar no que for preciso”, salientou na publicação.

Wilson Lima, em seu Twitter, informa que uma equipe do governo federal deve avaliar a estrutura (Reprodução/Redes Sociais)

O Dnit afirmou, em nota enviada às 9h31 deste domingo, 9, que ainda na sexta-feira, 7, as equipes do departamento identificaram o comprometimento da estrutura, durante inspeção técnica, e de forma imediata a diretoria da autarquia orientou que a Superintendência do Estado do Amazonas interditasse a travessia, visando a segurança dos usuários.

Com a queda da estrutura, o Dnit informou que as equipes da autarquia investigam as causas do ocorrido para a elaboração do laudo técnico.

Veja nota completa do Dnit:

Em relação ao incidente registrado na ponte sobre o Rio Autaz Mirim, localizada no quilômetro 25 da BR-319/AM, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informa que: 

– As equipes do Departamento identificaram o comprometimento da estrutura durante inspeção técnica realizada na sexta-feira, 7; 

– Imediatamente a diretoria do Dnit orientou que a Superintendência do Estado do Amazonas interditasse a travessia, visando a segurança dos usuários; 

– Durante a noite de sábado, 7, a estrutura da ponte colapsou, não havendo feridos no incidente; 

– As equipes da autarquia investigam as causas do ocorrido para a elaboração do laudo técnico;

– Medidas efetivas para restabelecer o tráfego de veículos e a passagem de pedestres na localidade, de maneira emergencial, estão sendo estudadas;

– Em paralelo, os técnicos do Dnit trabalham no projeto para construção de uma nova ponte; 

– O Dnit também monitora situação das demais estruturas existentes na rodovia. 

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.