CENARIUM participa de congresso internacional de cidadania digital em Manaus

Estande da REVISTA CENARIUM no 3° Congresso Internacional de Cidadania Digital. (Ricardo Oliveira/ Revista Cenarium)
Marcela Leiros – Da Revista Cenarium

MANAUS — A REVISTA CENARIUM foi uma das convidadas do 3° Congresso Internacional de Cidadania Digital, que acontece desde a segunda-feira, 21, e vai até a sexta-feira, 25, em Manaus e Parintins (369 quilômetros da capital do Amazonas). O evento foi sediado na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), na zona Leste de Manaus, e abordou o acesso a tecnologias pelos povos da floresta, para o desenvolvimento de práticas cidadãs.

O encontro reúne empresas, universidades, pesquisadores, centros de pesquisa, movimentos ativistas e organizações vinculadas ao Terceiro Setor, de países como Itália, Canadá, Argentina, México, Portugal e Brasil.

A garantia de direitos básicos dos povos da região amazônica é uma pauta recorrente na REVISTA CENARIUM e, por isso, o veículo de comunicação teve a oportunidade de participar da programação e divulgar o trabalho que tem como tema central a Amazônia, como afirma o coordenador de redação e gerente de marketing e logística, Orson Oliveira.

PUBLICIDADE

Poder trazer a REVISTA CENARIUM para o 3º Congresso Internacional de Cidadania Digital foi muito importante para o intercâmbio de conhecimentos e divulgação sobre ciência e comunicação na Amazônia. Poder divulgar as nossas revistas para estudantes e pesquisadores é uma oportunidade de levar a Amazônia para o mundo“, disse ele.

Leia também: Cidadania digital: uso de tecnologias por povos da Amazônia é tema de congresso internacional no Amazonas

O coordenador de redação e gerente de marketing e logística Orson, Oliveira. (Marcela Leiros/ Revista Cenarium)

Relevância social

Estudante do 4º período de Jornalismo da Ufam, Rodrigo Silvério elogiou o trabalho da REVISTA CENARIUM e destacou a relevância social das pautas que exaltam os povos da Amazônia. Ele lembrou que conheceu o veículo de comunicação após a publicação da reportagem “‘Muito triste e violento’, diz ambientalista sobre desmatamento na Universidade Federal do AM”, em maio deste ano.

Eu conheci a CENARIUM por meio da denúncia de desmatamento aqui na Ufam, que houve este ano no setor Sul. Eles fizeram uma excelente reportagem denunciando a retirada de bosques muito antigos para construção de uma obra. Achei muito bom o trabalho, sempre pautando a Amazônia, pautando questões dos povos tradicionais da Amazônia e da cidadania amazônida“, declarou ele.

O estudante do 4º período de Jornalismo da Ufam, Rodrigo Silvério. (Marcela Leiros/ Revista Cenarium)

Congresso internacional

As atividades do 3° Congresso Internacional de Cidadania Digital envolvem sete mesas coordenadas e a programação completa de convidados pode ser acessada no site do evento: 3° Congresso Internacional de Cidadania Digital.

As principais atividades são transmitidas online – incluindo as mesas coordenadas, abertas à participação remota dos interessados na apresentação de trabalhos científicos –, por meio do canal do Centro Internacional de Pesquisa Atopos no YouTube

O Congresso é promovido pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em parceria com o Centro Internacional de Pesquisa Atopos da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e com diversas universidades brasileiras. 

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.