Cidade de Mato Grosso terá eleições pela primeira vez; saiba motivo

Mão tecla botão de urna eletrônica (Reprodução)
Da Revista Cenarium*

BRASÍLIA (DF) – Eleições 2024. A cidade de Boa Esperança do Norte (a 380 quilômetros de Cuiabá), se prepara para escolher representantes para a Prefeitura e para a Câmara Municipal pela primeira vez. No dia 6 de outubro, as eleitoras e os eleitores da localidade escolherão nas urnas eletrônicas candidatas e candidatos, oficializando a autonomia do município.

Mulher aperta tecla de urna eletrônica (Reprodução/TSE)

Boa Esperança do Norte se tornou um município de Mato Grosso depois de decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), tomada em 6 de outubro de 2023, exatamente um ano antes das eleições municipais deste ano. A localidade conta com uma população de sete mil habitantes e, atualmente, o eleitorado é de 3.485 pessoas. Novos eleitores podem se registrar para votar até o dia 8 de maio, uma vez que após essa data o cadastro eleitoral será fechado para organização das Eleições 2024.

Eleições 2024

Mais de 152 milhões de brasileiras e brasileiros voltam às urnas para eleger prefeitas e prefeitos e vereadoras e vereadores em mais de 5,5 mil municípios do País.

PUBLICIDADE

O Distrito Federal (DF) e Fernando de Noronha (PE) não participam da votação, uma vez que nessas localidades não há prefeitos nem vereadores. Quem tem o título cadastrado na Zona ZZ (exterior) também não participa, pois somente vota em eleições gerais e para presidente e vice-presidente da República.

Neste ano, o País se prepara para realizar eleições municipais no segundo semestre. A votação, que vai eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, em todo o Brasil, ocorre em outubro e deve ser marcada pelo uso da Inteligência Artificial (IA).

Leia mais: Uso da inteligência artificial pode tumultuar eleições 2024, avaliam especialistas
(*) Com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.