Cidade do Amazonas tem quatro pré-candidatos indígenas na disputa pela prefeitura

Candidatos indígenas à prefeitura de São Gabriel da Cachoeira (Composição de Wesley Santos/Revista Cenarium)
Carol Veras – Da Revista Cenarium

MANAUS (AM) – O município de São Gabriel da Cachoeira, localizado a 852 quilômetros de Manaus, capital do Amazonas, reconhecido como a cidade mais indígena do País, tem quatro pré-candidatos dos povos originários na disputa pela prefeitura: Marivelton Baré (Rede Sustentabilidade), Israel Tuyuka (PDT), Hernane Cachorrão (PSB), da etnia Tukano, e Egmar Saldanha (PT).

Marivelton Baré, candidato do partido Rede Sustentabilidade, é presidente da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn). A pré-candidatura foi anunciada no dia 27 de janeiro, em um evento que contou com a presença da presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana. A composição de vice-prefeito (a) na chapa ainda está em construção em conjunto com partidos aliados.

Leia também: No AM, São Gabriel da Cachoeira se torna Capital Estadual dos Povos Indígenas

À REVISTA CENARIUM, Marivelton Baré destaca que a candidatura é uma representatividade que faz parte de um projeto de majoritário para melhorar a qualidade da educação, saúde, habitação, infraestrutura, segurança pública, aliando as demais esferas de fortalecer a gestão ambiental e territorial de suas terras indígenas. O pré-candidato falou sobre as propostas.

PUBLICIDADE

Garantir a boa governabilidade de equipes descentralizados aos distritos indígenas na região. Apoiar e melhorar a tecnologia da informação com ofertas de treinamentos e formações, viabilizar meios de transportes e valorização das políticas de mercados instituição valorizando o sistema tradicional agrícola dos povos indígenas. Isso representa a busca e melhoria do que o município não desenvolve e não tem hoje“, explica.

Marivelton Baré (Reprodução/Articulação dos Povos Indígenas do Brasil)

Já Israel Tuyuka, candidato pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), anunciou recentemente que não vai mais concorrer como pré-candidato à Prefeitura de Manaus. A desistência foi anunciada pelo político nas redes sociais, onde comunicou que vai concorrer ao cargo de prefeito de São Gabriel da Cachoeira.

O médico justificou a escolha após identificar problemas sociais na cidade. Tuyuka disse que disputar a prefeitura de São Gabriel seria uma forma de honrar a família e os moradores da cidade. “A atual situação social, econômica, educacional, de saúde e cultura de nossos familiares no município fez-me tomar essa decisão importante”, disse, em nota, acrescentando que a vice deverá ser uma mulher da etnia Baniwa.

Ainda sobre a pré-candidatura, o médico afirma: “Quero fazer com que a maioria dos indígenas do município crie suas próprias condições de alimentos e financeiras para cuidar de forma digna de suas famílias, sem ficar mendigando migalhas e pedindo combustíveis e alimentos nas portas das instituições governamentais e não governamentais. Quero construir uma geração autossustentável e não dependente da boa vontade de políticos de São Gabriel da Cachoeira. Para que isso se materialize, terei a missão de fazer uso correto do dinheiro público. Ser honesto acima de qualquer coisa, porque tenho um nome, uma família e um povo para honrar.”

Israel Tuyuka (PDT) (Reprodução/Arquivo Pessoal)

Hernane Cachorrão, da etnia Tukano, é candidato pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) e descendente do líder tucano Sebastião Rocha de Abreu. Atualmente, exerce o segundo mandato de vereador em São Gabriel da Cachoeira, representando os interesses do povo indígena da região. A candidata a vice-prefeita deverá ser Celina Fontes, também representante indígena da etnia Baniwa.

Sobre a candidatura, o vereador comenta: “A nossa pré-candidatura surge por meio de uma grande luta do nosso povo indígena do município de São Gabriel da Cachoeira, dos 23 povos indígenas aqui do nosso município […] Queremos fortalecer a nossa vida cultural, tradicional e social, o patrimônio material e imaterial aqui da região do Alto Rio Negro. Estou na luta para trazer uma qualidade de vida melhor ao nosso povo de São Gabriel da Cachoeira“, disse.

Vereador Hernane Cachorrão (Reprodução/Arquivo Pessoal)

Egmar Saldanha, também conhecido como ‘Curubinha’, é da etnia Tariana e pré-candidato a prefeito pelo Partido dos Trabalhadores (PT). A candidatura foi lançada no dia 27 de janeiro e conta com apoio do atual prefeito, Clóvis Curubão.

Sobre a candidatura, ‘Curubinha’ comenta que neste ano decisivo de eleições municipais, quer lutar pela continuidade do trabalho duro juntamente com as classes operárias da cidade, desde o pequeno agricultor aos pescadores, professores, pedreiros, taxistas e autônomos.

Possuo sonhos e propósitos que anseio concretizar com o meu povo do Alto Rio Negro, trabalhando em coletivo. Não sou apenas indígena, tenho minha cidadania reconhecida, com direitos e deveres como todo brasileiro. Minha luta é pelo desenvolvimento de nossas comunidades em que amo, bairros que estão crescendo e principalmente pelas classes sociais“, elenca.

Egmar Saldanha, conhecido como “Egmar Curubinha” (Reprodução/Redes Sociais)
Cidade mais indígena do Brasil

São Gabriel da Cachoeira foi declarada como a Capital Estadual dos Povos Indígenas pela Lei N.º 5.796, de 12 de janeiro de 2022. O município possui uma população de 47 mil habitantes, sendo a maioria indígenas. Além do português, possui três línguas oficiais: o Nheengatu, o Tukano e o Baniwa. O município também possui a maior concentração de diferentes etnias indígenas do País, sendo 23 ao todo.

O Projeto de Lei foi de autoria do deputado estadual Tony Medeiros (PSD). “São Gabriel da Cachoeira é a cidade dos brasileiros originais. A cidade de quase 50 mil habitantes, banhada por rios e cercada por densa floresta que tem o índígena – o primeiro brasileiro – como seu principal morador. Nove entre dez pessoas de São Gabriel da Cachoeira pertencem a esse grupo étnico”, diz a íntegra do documento.

Município de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas (Reprodução/Greenpeace/Christian Braga)
Editado por Marcela Leiros
Revisado por Gustavo Gilona
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.