Com 90% das urnas apuradas, Wilson Lima é reeleito governador do Amazonas

Wilson Lima foi reeleito com 955.237 dos votos (Diego Peres/Divulgação)
Priscilla Peixoto – Da Revista Cenarium

MANAUS – Com 90% das urnas apuradas, Wilson Lima (União) é reeleito governador do Amazonas. O político venceu as eleições neste domingo, 30, com 57% dos votos (955.237) enquanto o adversário, Eduardo Braga (MDB-AM) teve 43% dos votos válidos ou 725.762.

O resultado das urnas no segundo maior colégio eleitoral da Região Norte mostra que a maioria da população amazonense aprova a atual gestão e as propostas para o segundo mandato de Wilson frente ao Estado, que possui 3,8 milhões de habitantes e 2,6 milhões de eleitores, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Lima conseguiu a vitória em meio aos escândalos de suspeita de crimes praticados na compra superfaturada de ventiladores pulmonares (respiradores) destinados ao tratamento de vítimas da Covid-19 no Estado. Em decisão unânime, o político virou réu no Superior Tribunal de Justiça (STJ) em 20 de setembro do ano passado. 

PUBLICIDADE
Wilson Lima após votar na manhã deste domingo, 30 (Arthur Coelho/CENARIUM)

Na manhã deste domingo, 30, por volta das 8 horas da manhã, logo após votar na Escola Estadual Sant’Anna, localizada na Avenida André Araújo, bairro Petrópolis, Zona Centro-Sul, Wilson falou com a imprensa, reforçando a importância do voto e destacando a trajetória de campanha.

“Fizemos uma campanha limpa e propositiva, mostrando o que a gente conseguiu fazer, mesmo diante de tantas dificuldades e também apresentando o que vamos fazer nos próximos quatro anos“, disse Wilson Lima que complementou:

Ano que vem vamos realizar mais concursos públicos e ampliar nossa estrutura de tecnologia levando para o interior essa ampliação“.

Liderança e aprovação

No dia 2 de outubro, o governador foi o mais votado em 61 dos 63 bairros de Manaus, com 367.926 votos, vencendo em todas as zonas geográficas da cidade. De acordo com o TSE, no 1° turno do pleito, Wilson foi o mais votado em 49 dos 62 municípios do Estado, incluindo os três maiores colégios eleitorais do Amazonas: Manaus, Parintins e Manacapuru.

À ocasião, ele contabilizou 819.784 votos em toda a região, totalizando 42,82%, mais que o dobro de votos do segundo colocado, Eduardo Braga, com 20%. Ao longo da campanha, o atual governador do Amazonas liderou as diversas pesquisas eleitorais divulgadas pelos institutos especializados em pesquisas de intenção de voto.

Somente em setembro, mês que antecedeu a votação do 1° turno, os institutos Ipec, Pontual e RealTime Big Data já apontavam um cenário consolidado de 2° turno para Wilson Lima (União). Todas elas foram registradas na Justiça Eleitoral e apresentaram nível de confiabilidade superior a 90%.

Durante o 2° turno, o cenário não foi diferente. As últimas seis pesquisas divulgadas também apontavam a vitória nas urnas, de Wilson Lima, como a Eficaz Pesquisa e Tecnologia, divulgada três dias antes da decisão final, mostrando que Wilson obtinha 58,5% dos votos válidos para o cargo de chefe do Executivo, 17 pontos percentuais à frente do então oponente nas urnas, Eduardo Braga (MDB), que aparecia com 41,5%.

Wilson Lima em coletiva de imprensa acompanhado da esposa Taiana Lima (Arthur Coelho/CENARIUM)

Avanços

Entre os avanços de gestão de Wilson Lima estão o Auxílio Estadual Permanente, que garante R$ 150, mensalmente, para 300 mil famílias em situação de pobreza em Manaus. O Passe Livre Estudantil também integrou a lista de compromissos do governador. O programa, atualmente, alcança 160 mil alunos da rede pública de ensino da capital.

Em parceria com a Prefeitura, Wilson está recuperando e asfaltando 10 mil ruas de todas as zonas da cidade. Ainda no setor da infraestrutura, o governador reeleito está construindo o maior complexo viário da capital, com os Anéis Sul e Leste. O complexo possui 27 quilômetros e vai interligar as zonas Norte, Leste e Sul e aumentar a fluidez no trânsito, beneficiando moradores dessas áreas e o polo industrial da capital.

A CNH Social, a implantação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no interior, e a ampliação da rede de restaurantes populares “Prato Cheio”, que passou de sete para 18, somente em Manaus, servindo até o mês de julho deste ano mais de 800 mil refeições para famílias em situação de vulnerabilidade social também são atividades que ganharam destaque durante a gestão do governador que teve, pelo menos, apoio de 42 prefeitos da região para a reeleição.

Wilson Lima

Nascido em Santarém, no Pará, Wilson Lima, 46 anos, já atuou como assessor técnico da Secretaria de Turismo da Prefeitura de Itaituba/PA, locutor comercial e apresentador de um programa jornalístico também no Estado de origem.

Em 2006, veio para Manaus, cursou Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, trabalhou em rádio e apresentou programa de notícias em uma emissora local, atuando, ainda, como mestre de cerimônia na Prefeitura de Manaus.

Em 2018, filiado ao (PSC) Wilson Lima foi eleito governador do Amazonas também em segundo turno, recebendo 1.033.950 votos, 58,50% dos votos válidos, vencendo o então adversário Amazonino Mendes (PDT) que teve 733.366 votos (41,50%).

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.