Companhia de dança Gandhicats une arte contemporânea, urbana e boi-bumbá em espetáculo no AM

Gandhicats é considerada uma das melhores companhias de dança do Norte do País e apresenta, em dezembro, um espetáculo grandioso no Studio 5 (Divulgação)
Mencius Melo – Da Revista Cenarium

MANAUS – A companhia de dança Gandhicats Project, uma das mais incensadas companhias de dança do Amazonas, realizará no dia 11 de dezembro, no palco do Studio 5, localizado na Avenida Rodrigo Otávio, Zona Sul de Manaus, o espetáculo “Amazônia – A Cura do Mundo”. A direção do espetáculo cênico-musical é de Gandhi Tabosa.

Para a montagem de ‘Amazônia – A Cura do Mundo’, o grupo passou dois meses de duros ensaios para o espetáculo no Studio 5 (Divulgação)

De acordo com o coreógrafo Gandhi Tabosa, fundador da companhia, a produção envolve mais de 200 pessoas distribuídas entre bailarinos, técnicos e staff de apoio. O espetáculo levou dois meses para ser montado e o resultado pode ser conferido na noite do show. “São quase 200 bailarinos, 13 participações especiais e uma equipe de mais de 30 pessoas de staff”, detalhou o bailarino.

Segundo o artista, “Amazônia – A Cura do Mundo” é fruto de um amadurecimento. A montagem era um sonho que, há muito, o coreógrafo alimentava. “Eu tenho esse espetáculo em meu coração há muito tempo. Sempre sonhei em fazer um grande espetáculo que exaltasse a cultura indígena, folclórica, a diversidade manauara e os artistas amazonenses”, revelou o coreógrafo.

PUBLICIDADE

Roteiro

“Amazônia – A Cura do Mundo” conta a jornada de Maria, que parte em busca da cura para sua avó. Na viagem, ela adentra em um lugar mágico, lendário, habitado por seres encantados das matas e das águas. Nas suas veredas, ela se depara com os perigos do lugar, mas, conta com seu grande mestre para guiá-la: o Rio Amazonas. No mundo desconhecido ela conhece novos povos, culturas, música e dança. Uma viagem inesquecível que será narrada pelo talento do Gandhicats Project.

Um contingente de quase 250 profissionais está envolvido na produção do musical ‘Amazônia – A Cura do Mundo’ do Gandhicats Project (Divulgação)

Ainda segundo Gandhi, 2022 trouxe grandes experiências. “Esse ano, para o Gandhicats falar do Norte foi um grande desafio. Um foco de trabalho e isso ficou claro, desde o início do ano, com a campanha do Gandhicats 2022 ‘Olhe para o Norte!’, falou com orgulho. O coreógrafo também destacou o ganho para o currículo da companhia. “Nossa estreia no Festival Folclórico de Parintins e a grande emoção de entrar no bumbódromo com o Boi-Bumbá Garantido.

Amazônia

Mas, além de dançar o mítico, de construir uma estética voltada para o fantástico, “Amazônia – A Cura do Mundo” traz o apelo político, detalha o diretor do espetáculo. “O espetáculo é também um grito para o que está acontecendo com a Amazônia, os povos indígenas e toda a nossa biodiversidade. É preciso que esses temas estejam em todas as pautas e acredito que a minha arte seja uma ferramenta comunicativa”, relatou Gandhi.

Convidada para fazer parte do elenco, Isabelle Nogueira, cunhã-poranga do Garantido, comentou a satisfação de fazer parte do show. “Me sinto extremamente honrada em fazer parte desse projeto. Ainda mais sendo uma companhia grandiosa como é o Gandhicats, que é referência em dança no Amazonas”, comemorou. “O Gandhi tem uma mente muito criativa e vejo esse musical como algo muito diferente que vem para ficar”, apostou Isabelle.

Gandhicats une estilos de dança, e uma das grandes experiências do grupo foi no Festival Folclórico de Parintins 2022 (Divulgação)

O roteiro de “Amazônia – A Cura do Mundo” é de Gandhi Tabosa e Francis Madson. Os figurinos são de Gandhi e Sant Eben. Na linha de produção, um verdadeiro time de profissionais para dar conta de vestir tanta gente e com tempo relativamente curto. O diretor, que também é produtor, explicou: “As ideias são minhas e o Sant Eben deu vida e desenhou os croquis! Temos três grandes equipes de costureiras produzindo os figurinos”, sintetizou.

Para Gandhi Tabosa, apesar das dificuldades, do clima politicamente tenso, dos tropeços na economia, o ano que se encerra é de vitórias e conquistas e ele já faz planos para o próximo ano. “Vamos encerrar um ano grandioso do Gandhicats! Um ano de muito trabalho, conquistas e sonhos realizados. Vamos ter uma pausa e, logo, retomaremos para a campanha e vídeo Gandhicats 2023!”, finalizou o artista.

O show tem início às 19h30 e os ingressos estão à venda no site Sympla.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.