Comunidade indígena em RR está sem energia após temporal romper fiação elétrica

Árvores foram derrubadas após temporal (Foto: Reprodução/Instagram/@cir_conselhoindigenaderoraima)
Winicyus Gonçalves – Da Revista Cenarium Amazônia

BOA VISTA (RR) – A comunidade indígena Pium, em Bonfim, no interior de Roraima, está sem energia após um temporal atingir a região entre a madrugada dessa quinta-feira, 19, e o início da manhã desta sexta-feira, 20, conforme registros feitos pelos moradores e divulgados pelo Conselho Indígena de Roraima (CIR) nas redes sociais.

De acordo com o conselho, não houve feridos. As imagens também registraram danos na Escola Estadual Indígena Olegário Mariano, que havia sido reformada em janeiro deste ano, além de árvores caídas e fios derrubados. A unidade atende a 156 alunos da região. Veja abaixo:

A Defesa Civil de Bonfim foi acionada para averiguar a situação no local. A REVISTA CENARIUM AMAZÔNIA tentou contato tanto com a Defesa Civil do Município quanto com a Roraima Energia para saber sobre as ações de apoio à comunidade e se há previsão para normalização do fornecimento de energia elétrica, mas não obteve retorno até o fechamento da matéria.

PUBLICIDADE

De acordo com as lideranças indígenas, o tempo tem se comportado de forma estranha e atípica, além do calor, chuvas fora de época e secas prolongadas, efeitos atribuídos às mudanças climáticas que já estão acontecendo nas comunidades indígenas.

A Comunidade Indígena Pium, está localizada na Terra Indígena Manoá/Pium, região Serra da Lua, município de Bonfim, próxima à fronteira com a Guiana. Tem uma população de 800 pessoas, a maioria do povo indígena Wapichana.

Leia mais: Governo de Roraima descarta desabastecimento e planeja abrir poços artesianos
Editado por Jefferson Ramos
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.