Conheça Richarlison: artilheiro do primeiro jogo da Seleção na Copa do Qatar é ativista social

Richarlison foi autor dos gols na estreia do Brasil na Copa e é conhecido por seu ativismo social (Reuters/Yukihito Taguchi-USA TODAY Sports)
Ívina Garcia – Da Revista Cenarium

MANAUS – Richarlison de Andrade, apelidado de “Pombo“, foi destaque durante a primeira partida da Seleção Brasileira contra a Sérvia, no estádio Lusail, na Copa do Mundo do Qatar. Com dois gols marcados, o centroavante é conhecido pelo ativismo a favor da ciência e causas sociais. Ele foi um dos doadores de oxigênio para a capital amazonense, em 2021, na segunda onda da Covid-19.

Aos 25 anos, “Pombo” deixou o Fluminense há cinco anos e joga pelo Tottenham, um dos grandes clubes de Londres, na Inglaterra. Sendo jogador de alto desempenho, Richarlison foi convocado em 2018 para a Seleção Brasileira. Em 2017, ele defendeu a equipe Sub-20 no Sul-Americano do Equador, marcando dois gols. 

Nas causas sociais, Richarlison é conhecido pelo seu posicionamento firme e engajado com as minorias. “Quando tiver uma causa importante, eu sempre vou botar a cara, ainda mais jogando na Seleção e na Inglaterra. Eu tenho essa visibilidade e sei que as autoridades olharão com carinho“, afirmou, durante entrevista coletiva da Seleção ainda em 2020. 

PUBLICIDADE

Ao longo dos últimos anos, o atleta se posicionou contra casos de violência contra pessoas negras, como nos casos do menino João Pedro, 14, morto em operação policial no RJ; do músico Evaldo Rosa, morto com 80 tiros por militares do Exército; e da agressão de João Alberto, por seguranças do Carrefour. 

Parece que a gente não tem saída… Nem no Dia da Consciência Negra. Aliás, que consciência? Mataram um homem negro espancado na frente das câmeras. Bateram e filmaram. A violência e o ódio perderam de vez o pudor e a vergonha. George Floyd, João Pedro, Evaldo Santos foram em vão?”, escreveu ele no Twitter. 

Ajuda para o Amazonas

O jogador é defensor ativo da ciência e chegou a abrir uma vaquinha para ajudar com as pesquisas sobre o Covid da Universidade de São Paulo (USP). “Esse tempo de confinamento me fez entender que há um outro jogo em disputa, e eu decidi me escalar”, escreveu em publicação onde anunciou ser embaixador da Usp Vida na luta contra a Covid-19

Em 2021, durante a segunda onda da pandemia, o camisa 9 da Seleção também ajudou Manaus durante a crise de oxigênio, doando dez cilindros para unidades de emergência da cidade. Conforme investigação do Ministério Público Federal, ao menos 60 pessoas morreram por falta de oxigênio. 

Richarlison também utilizou as redes sociais para alertar sobre o desaparecimento, na época, de Bruno Pereira e Dom Phillips, no Vale do Javari, Oeste do Amazonas. No Twitter, o jogador compartilhou vídeo da esposa de Dom, que pedia por mais celeridade nas investigações. Semanas depois a morte de ambos foi confirmada pela Polícia Federal e quatro pessoas foram presas por envolvimento com o caso. 

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.