Cota máxima da cheia do Rio Negro, em Manaus, pode chegar a 29,40 metros, aponta CPRM

Dados são abaixo da marca histórica atingida em 2021, ano em que foi registrado a cota de 30,02 em Manaus (Ricardo Oliveira/REVISTA CENARIUM)
Priscilla Peixoto – Da Revista Cenarium

MANAUS – O Serviço Geológico do Brasil (SGB – CPRM) divulgou nesta sexta-feira, 31, o primeiro alerta de cheia do Rio Negro, em Manaus, de 2023. De acordo com a companhia de pesquisa que opera o Sistema de Alerta Hidrológico (SAH) da bacia do Amazonas, a estimativa é de que o nível do rio alcance em média a 28,64 metros e a máxima de 29,40 metros durante os meses de junho ou julho na capital amazonense. Dados são abaixo da marca histórica atingida em 2021, ano em que foi registrado a cota de 30,02 em Manaus.

“Esse nosso modelo tem 98% de confiança“, diz a gerente de hidrologia do Serviço Geológico do Brasil em Manaus (CPRM), Jussara Cury Maciel, sobre os dados apresentados. Segundo as previsões apresentadas, a probabilidade da cheia deste ano superar a cota de inundação, classificada em 27,50 metros, é de 97,65%.

(Reprodução/CPRM)

A gerente conta que, de acordo com o primeiro alerta, a probabilidade da cheia alcançar a cota de inundação severa, classificada em 29 metros, é considerada baixa em torno de 27,07%. A chance reduz em relação a ultrapassar a cheia histórica de 2021, com uma probabilidade de 0,87%.

PUBLICIDADE

A probabilidade de superar a cota de inundação é muito grande, já a probabilidade de superar a inundação severa é menor, de 27,07%. Já de chegar a máxima, de 30,02, não alcança nem 1%, então é uma probabilidade pequena de superar a cheia de 2021, o que é bom”, ressalta.

Leia também: No AM, fortes chuvas fazem nível do Rio Negro subir mais de um metro em março

Cheia de 2012 quando o Rio Negro atingiu 29,97 metros (Ricardo Oliveira/REVISTA CENARIUM)

Manacapuru

Para o município de Manacapuru (distante 68 quilômetros de Manaus), banhado pelo Rio Solimões, a previsão aponta uma cota de inundação média de 19,38 metros e com máxima de 20,21 metros. Segundo Jussara, a cota de inundação severa para a cidade é de 19,60 e probabilidade das águas ultrapassarem essa marca é de 35,59%.

(…) Isso quer dizer que a cota de inundação severa em Manacapuru é de 19,60 metros, então 19,38 metros está abaixo da cota de inundação severa. No entanto, está acima da cota de inundação que é 18,20 metros (…) Isso indica que é uma cheia de grande magnitude, mas não de inundação severa.

Reprodução/CPRM)

Itacoatiara

Banhada pelo Rio Amazonas, a cidade de Itacoatiara (distante 270 quilômetros de Manaus) tem previsão média de cheia para este ano, de acordo com o primeiro informe, de 14,20 metros, com máxima de 14,67 metros. A cota de inundação da cidade é de 14 metros, e de inundação severa é de 14,20 metros.

A probabilidade das águas do rio superarem a taxa de inundação é de 73,14%, quanto à inundação da cota classificada como severa é de 50,79%. “Em Itacoatiara temos algo bem mais significativo em relação a cota de inundação severa“.

(Reprodução/CPRM)

Municípios afetados

Conforme o subsecretário da Defesa Civil Estadual, Coronel Clóvis Araújo, só entre os meses de abril a junho deste ano, a estimativa é de que 50 municípios sejam afetados. Nos meses de julho a agosto, a previsão da Defesa Civil é de que 62 municípios sejam afetados pela cheia, direta ou indiretamente.

O subsecretário falou sobre as ações da Defesa Civil que, desde 2019, tem atuado em conjunto com as demais secretarias do Estado. “Temos tido uma peculiaridade muito expressiva, pois hoje as ações da Defesa Civil tem tido o emprego e a participação de todas as secretarias do Estado que tem problemas ocasionados pela nossa enchente. Essa ação conjunta tem dado uma resposta bastante significativa à população afetada”, enfatizou.

Segundo o SGB, as outras duas divulgações de previsões que serão realizadas no final do mês de maio, quando ocorre o período de início das cheias.

Leia também: Terra Indígena fica alagada com cheia do Rio Jaci Paraná, em RO

Assista ao primeiro alerta de cheia do Rio Negro em Manaus de 2023 (Reprodução/ Youtube SGB)
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.