Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
16 de setembro de 2021
Ainda não é assinante
Cenarium? Assine já!
ASSINE
image/svg+xml

Com informações da assessoria

MANAUS – Para defender a Fazenda Pública estadual, a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) criou, em 28 de setembro de 1995, por meio do Decreto nº 16.673, a Delegacia Especializada em Crimes Contra a Fazenda Pública Estadual (DECCFPE), que atua diretamente no combate aos crimes de sonegação de impostos, fraude tributária e contra licitações, entre outros.

Fazenda Pública é um termo que está relacionado às finanças públicas, representando o Estado e também as pessoas jurídicas de direito público, como o município, órgãos e o Distrito Federal, com suas respectivas autonomias e fundações.

Segundo o delegado José Ribamar Campelo, titular da DECCFPE, enfatiza que a unidade especializada atua principalmente na apuração de sonegações fiscais e demais crimes contra as licitações, culminando com os procedimentos legais cabíveis, para que sejam realizadas instaurações de Inquéritos Policiais (IPs).

“A DECCFPE tem um papel fundamental na criação de um efeito pedagógico, de modo a reduzir ao máximo a prática dos crimes tributários, e, conseguir estimular a regularidade aos que atuam na ilegalidade”, ressalta Campelo.

Denúncias

A autoridade policial solicita aos consumidores, que formalizem denúncias por meio dos canais oficiais, pelo número (92) 99962-2658, o disque-denúncia da DECCFPE, ou pelo 181, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM). “Asseguramos o sigilo da identidade dos informantes”, garante o delegado.