Denúncia de vereador contra secretário de comunicação é arquivada por falta de provas na CMM

O secretário de Comunicação da Prefeitura de Manaus, Israel Comte, e o vereador William Alemão (Montagem: Thiago Alencar/Revista Cenarium)
Adrisa De Góes – Da Revista Cenarium

MANAUS (AM) – A Comissão Processante (CP) instituída na Câmara Municipal de Manaus (CMM) para apurar possível omissão de informação pública praticada pelo titular da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), Israel Comte, foi arquivada na Casa Legislativa nesta segunda-feira, 10. A denúncia foi apresentada pelo vereador William Alemão (Cidadania).

Composto pelos vereadores Alonso Oliveira (Avante), Raulzinho (PSDB) e Sassá da Construção Civil (PT), o colegiado concluiu que não houve elemento que indicasse desrespeito do gestor ao parlamento. O documento do vereador solicitava as informações da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), entretanto, deveria ter sido direcionado à Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), órgão gerenciador e executor das ações.

“Tal denúncia não merece prosperar, haja vista que o secretário não detém competência legal para criar e manter base de dados e informações detalhadas acerca da política pública de pavimentação asfáltica na cidade de Manaus e que tão pouco quis desrespeitar a Câmara Municipal ou infringir a Constituição Federal e outras normas infraconstitucionais“, disse o relatório.

PUBLICIDADE

No requerimento, o parlamentar solicitava o detalhamento de 1.500 ruas, à época, contempladas pelo Programa Asfalta Manaus. Alemão alegou que o secretário teria infringido os artigos 243 a 248 do Regimento Interno da Câmara por não ter atendido à solicitação.

Resposta ao ofício

No último dia 5, o secretário Israel Comte encaminhou documento à Comissão Processante com informações sobre o caso. Em resposta à solicitação de N° 1234/2022 do vereador William Alemão, o titular da Semcom explicou o que cabe à pasta: “planejar, implementar e divulgar ações e promover a publicidade institucional da política municipal de comunicação social”.

Como medida de transparência das ações, a Prefeitura de Manaus lançou, ano passado, o site asfaltometro.com.br. As informações são atualizadas a cada 30 dias e, por intermédio da ferramenta digital, a população e órgãos de controle podem acompanhar o andamento do programa com o total das ruas recapeadas por zona da cidade.

Leia mais: Equiparação de salários de servidores da CMM na gestão Caio André não gera impactos ao orçamento
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.