Dia Mundial sem Tabaco marca o fim das datas comemorativas de maio

De acordo com a OMS, o tabagismo mata mais de 8 milhões de pessoas por ano (Reprodução/Internet)
Com informações da Agência Brasil

Marcando o fim do mês de maio, no dia 31, as ações do Dia Mundial sem Tabaco mobilizam a população para o combate ao tabagismo. A data foi instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1987, e alerta para a doença que é a principal causa de morte evitável no mundo e se caracteriza pela dependência física da nicotina. 

De acordo com a OMS, o tabagismo mata mais de 8 milhões de pessoas por ano. Dessas, mais de 1 milhão são fumantes passivas. O programa Rádio Sociedade destaca os perigos do uso de cigarros

Outro inimigo também requer atenção: os cigarros eletrônicos. Criados, inicialmente, para ajudar dependentes a pararem de fumar, os cigarros eletrônicos se tornaram tendência, principalmente, entre os jovens e podem ser uma ‘porta de entrada’ para o tabagismo. 

PUBLICIDADE

Embora menos tóxicos, eles ainda contêm nicotina e podem aumentar em mais de quatro vezes o risco do uso do cigarro, como destaca o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) em reportagem da Agência Brasil

Em busca de hábitos saudáveis

Por falar em saúde, uma outra data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) destaca uma alternativa benéfica para a saúde e para o meio ambiente: a bicicleta. O Dia Mundial da Bicicleta é comemorado em 3 de junho sendo instituído, em 2018, para incentivar o uso desse meio de transporte.

A data marca, ainda, os 30 anos da ECO-92, a primeira Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. O encontro, sediado no Rio de Janeiro, contou com 178 chefes de governo e foi responsável por desenvolver metas de responsabilidade social e ambiental expressas no documento Agenda 21. 

Passeio de bicicleta Pedal da Paz, no centro do Rio, tem como objetivo chamar atenção para a convivência pacífica entre pedestres, ciclistas e motoristas.
Passeio de bicicleta ‘Pedal da Paz’, no Centro do Rio, visa chamar atenção para a convivência pacífica entre pedestres, ciclistas e motoristas (Tomaz Silva/Agência Brasil)

No mundo todo, países têm investido no uso das bikes para melhoria da mobilidade urbana e redução da emissão de gases poluentes. Fortaleza é um exemplo positivo, no Brasil, com 386 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas.

No entanto, é em uma cidade, no Pará, que a bicicleta não é só o melhor, mas o único meio de transporte.

O município de Afuá, na Ilha de Marajó, é conhecido como a Cidade das Bicicletas. Lá, cerca de 40 mil pessoas se deslocam pedalando pela cidade.

Você pode saber mais sobre Afuá e sobre os benefícios do pedal na série de reportagens Vamos de Bicicleta, da Radioagência Nacional.

O dia 3 de maio também chama a atenção para a importância de hábitos saudáveis no Dia da Conscientização contra a Obesidade Mórbida Infantil. A obesidade infantil já é considerada uma epidemia mundial e estima-se que 254 milhões de jovens de 5 a 19 anos vão conviver com o excesso de peso até 2030, segundo a organização internacional World Obesity.

Para combater esse problema, estilo de vida e alimentação saudáveis são o melhor remédio. Segundo matéria da Agência Brasil, é importante estimular brincadeiras ao ar livre e combater o sedentarismo e o uso excessivo de aparelhos eletrônicos. 

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.