Dívida do Governo de Roraima com clínica pode abreviar vida de pacientes com câncer

Centro oncológico de Roraima (Cecor) (Reprodução/Redes Sociais)
Winicyus Gonçalves – Da Revista Cenarium Amazônia

BOA VISTA (RR) – O Centro Oncológico de Roraima (Cecor) irá suspender o atendimento a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que são atendidos via convênio com o Governo de Roraima a partir do dia 1° de janeiro do ano que vem. O comunicado foi divulgado nas páginas do Cecor, que disse que não tem condições de manter os atendimentos por conta de uma dívida do Governo de Roraima, e que está em negociação para quitação do débito e a normalização dos serviços. O valor da dívida não foi informado.

“O centro esclarece que está em fase avançada de negociação com a Sesau, buscando uma solução para regularizar os pagamentos pendentes. Ressaltamos que, sem os pagamentos oriundos da Sesau, o Cecor enfrenta dificuldades financeiras significativas, comprometendo a capacidade de adquirir os medicamentos quimioterápicos e demais insumos essenciais utilizados no tratamento dos pacientes. A falta desses recursos impacta, diretamente, na continuidade e qualidade dos serviços prestados”, disse em nota.

https://www.instagram.com/p/C0xELfPuWYl/

PUBLICIDADE

O atendimento no Cecor ocorre por turnos, ao longo do dia, em que cada grupo de 50 pessoas é atendido em horários específicos, totalizando cerca de 150 pacientes entre manhã, tarde e noite. Com a paralisação da prestação de serviços ao Governo de Roraima, só serão atendidos os pacientes que tenham convênio particular – o que não é a realidade da maioria dos pacientes que dependem do SUS.

Um dos pacientes afetados com a suspensão foi o idoso Jupy da Silva, de 76 anos. Há 17 anos, ele faz hemodiálise e ficou preocupado quando soube que o serviço havia sido suspenso. “Não pode faltar [atendimento]. Qualquer paciente que passe uma semana ou 10 dias sem tratamento vai piorar muito e pode ir a óbito. O governador é responsável por isso. Se eu ficar mais dias sem tratamento, minha vista vai começar a falhar e o coração vai parar, aí eu vou a óbito”, disse preocupado.

À REVISTA CENARIUM AMAZÔNIA, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) informou que está trabalhando para realizar os pagamentos e a previsão é que ainda no mês de dezembro seja liquidada a nota de empenho que está em tramitação.

Cecor irá suspender atendimentos a partir de janeiro do ano que vem (Reprodução/Cecor)
Clínica Renal

Em fevereiro deste ano, pacientes que fazem hemodiálise em Roraima realizaram várias manifestações para cobrar pagamento do Governo de Roraima à clínica conveniada. À época, a Clínica Renal de Roraima emitiu um comunicado para informar que não tinha mais condições mínimas para absorver a demanda do Estado. Como resultado, o número de sessões de hemodiálise dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) foram reduzidas.

Ainda no mês de fevereiro, o Governo do Estado tinha uma dívida de quase R$ 2,8 milhões com a clínica conveniada especializada em nefrologia. Conforme os dados obtidos pela redação, a Sesau havia deixado de pagar a empresa em outubro do ano passado.

Leia mais: Orçamento 2024 do Governo de Roraima registra aumento de 3,94%; déficit milionário continua
Editado por Jefferson Ramos
Revisado por Adriana Gonzaga
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.