‘É só o Parlamento derrubar o veto’, diz Bolsonaro sobre distribuição de absorventes

Bolsonaro em Brasília no Palácio do Planalto. (Evaristo Sá/ AFP)

Com informações do Infoglobo

BRASÍLIA – O presidente Jair Bolsonaro afirmou nessa quinta-feira, em tom irônico, que está “torcendo” para o Congresso derrubar seu veto à distribuição de absorventes para estudantes de baixa renda e mulheres em situação de vulnerabilidade. Bolsonaro disse que, caso isso se concretize, isso seria obrigado a aplicar a medida, e que poderia tirar recursos da Educação ou da Saúde para fazer isso.

“É só o Parlamento derrubar o veto, que daí eu sou obrigado a promulgar depois, sou obrigado, e daí a gente vai arranjar recursos. No próprio Ministério da Saúde, ou na Educação, ou nos dois, ou tirar um pouquinho de cada lugar. Vão dar paulada em mim”, disse o presidente, durante transmissão ao vivo em redes sociais.

PUBLICIDADE

O veto de Bolsonaro a um projeto de lei que previa distribuição de absorventes foi publicado na semana passada. O presidente justificou o veto dizendo que os parlamentares não apresentaram fonte de custeio — apesar da proposta indicar que os recursos viriam do Sistema Único de Saúde (SUS) e que a definição das beneficiárias seria contrária ao conceito de universalidade do SUS.

Bolsonaro afirmou que a medida poderia custar até três vezes mais do que o estimado. “Se o Congresso derrubar o veto, estou torcendo para que derrube, eu vou arranjar absorvente…Porque não vai ser gratuito, pessoal. Calcularam aqui um pouco mais de 100 milhões de reais. Pode ter certeza, vai multiplicar por três”, destacou.

Também nesta quinta, Bolsonaro referiu-se ao projeto como “auxílio Modess”, em referência a uma marca de absorvente. “A gente vai se virar e vamos estender o auxílio Modess para…É isso mesmo, auxílio Modess? Absorvente? Para todo mundo”, relatou.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), afirmou na semana passada que o veto é “candidatíssimo a ser derrubado”. Ainda não há previsão de quando a análise irá ocorrer.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.