Eleições 2022: Coronel Marcos Rocha e Marcos Rogério vão disputar segundo turno em Rondônia

Coronel Marcos Rocha e Marcos Rogério (Thiago Alencar/REVISTA CENARIUM)
Iury Lima – Da Revista Cenarium

VILHENA (RO) – O resultado da apuração dos votos definiu, em Rondônia, uma próxima etapa da disputa entre os principais candidatos ao governo do Estado: o atual governador, Coronel Marcos Rocha (União Brasil), e Marcos Rogério (PL) são os nomes para o 2º turno. 

O desfecho deste primeiro domingo de eleições confirmou uma estimativa feita pela apuração dos votos, momentos antes do término da checagem. Desfecho matematicamente confirmado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por volta das 19h do horário local.

Eleitores de Rondônia vão ao segundo turno em 30 de outubro (Maison Bertoncello/Revista Cenarium)

Resultado

Com 100% das urnas eletrônicas apuradas, Coronel Marcos Rocha 330.656 votos , levando a confiança de 38,88% dos eleitores. Já o rival Marcos Rogério, teve 37,05%, ficando com 315.035 votos.

PUBLICIDADE

O terceiro candidato mais votado, Léo Moraes (Podemos), conquistou 119.583 eleitores, e ficou com 14,06% dos votos. 

Veja quantos votos recebeu cada candidato ao Governo de Rondônia

Candidato Votos (em %)Total de votos 
Coronel Marcos Rocha (União)38,88%330.656
Marcos Rogério (PL)37,05%315.035
Léo Moraes (Podemos)14,06%119.583
Daniel Pereira (Solidariedade)9,57%81.421
Pimenta de Rondônia (PSOL)0,43%3.660
(Fonte: TSE)

Coronel Marcos Rocha

Natural do Rio de Janeiro (RJ), Marcos José Rocha dos Santos é formado em Análise de Sistemas de Dados, Administração de Negócios e tem pós-graduação em Educação e Técnicas de Ensino. Tem 53 anos e é casado com a secretária de Estado de Assistência Social, Luana Oliveira Santos (a quem deu o cargo), com quem tem dois filhos.

Marcos Rocha (União Brasil) tenta mais quatro no poder, em Rondônia (Reprodução/Assessoria)

Marcos Rogério

Marcos Rogério da Silva Brito nasceu em Ji-Paraná (RO), a 372 quilômetros de Porto Velho. Ele tem 44 anos e é formado em Direito, Jornalismo e tem mestrado em administração pública. Para entrar na disputa, no início da campanha, o senador de Rondônia saiu do DEM e filiou-se ao PL, mesmo partido do Presidente da República Jair Bolsonaro.

O senador Marcos Rogério, que concorre ao cargo de governador, contra Marcos Rocha (União), no segundo turno (Reproduação/Agência Brasil)

O segundo turno das eleições acontecem no dia 30 de outubro.

Leia também: Votação tranquila marca primeiro turno em Rondônia; eleitores e candidatos defendem democracia

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.