Eleições no AM: Wilson Lima se reúne com 61 pastores e sela apoio da Assembleia de Deus, que abandona Braga

(Reprodução)
Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS – O candidato à reeleição ao cargo de governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), selou apoio da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Amazonas (IEADAM), nessa terça-feira, 16, em reunião com 61 pastores, em Manaus. A aliança é considerada uma das estratégias mais importantes para o mandatário, pois o pacto confirma o racha de parte da comunidade evangélica no Estado com Eduardo Braga (MDB), senador adversário político de Lima e também postulante ao governo nestas eleições, já que o templo religioso era apoiador do ‘mdbista‘ em pleitos anteriores.

A Assembleia de Deus é liderada no Amazonas pelos irmãos e pastores Silas Câmara, deputado federal pelo Republicanos, e Jonatas Câmara, presidente da igreja no Estado. A união de Lima com a comunidade religiosa também valida o apoio da sigla com o governador, que agradeceu nas redes sociais a confiança e as orações que recebeu de lideranças da capital e do interior do Estado durante o encontro.

Candidato à reeleição, o governador Wilson Lima apareceu ao lado dos pastores e do deputado federal Silas Câmara (Reprodução)

Instagram

“Recebi apoio dessas importantes lideranças evangélicas da capital e do interior. Em nome dos pastores Silas e Jonathas Câmara, agradeço de todo coração pela confiança e pelas orações por um Amazonas mais próspero”, publicou o governador Wilson Lima, na rede social Instagram.

PUBLICIDADE
Wilson Lima recebeu o apoio de 61 pastores da Assembleia de Deus do Amazonas (Reprodução)

Primeira aparição pública

A aliança da Assembleia de Deus e o Republicanos com Wilson Lima tem sido cogitada desde março deste ano, quando o governador fez aparição pública com o partido e a comunidade religiosa. À época, Lima se reuniu com o ex-ministro do Desenvolvimento e presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira (SP), e o secretário de Fazenda de Roraima (Sefaz-RR), Marcos Jorge, também aliado à sigla.

Veja também: No União Brasil, governador do AM estreita aliança com Republicanos, partido ligado à Igreja Universal e Assembleia de Deus

O Republicanos, além de andar ao lado da Assembleia de Deus, liderada nacionalmente pelo pastor Silas Malafaia, é o partido da Igreja Universal, do bispo Edir Macedo. Ambas as igrejas costumam apoiar os mesmos candidatos em campanhas eleitorais para cargos majoritários. Em 2018, por exemplo, Bolsonaro foi o candidato dos líderes religiosos.

A busca de apoio da comunidade religiosa, que tem público expressivo no Amazonas, para seu reduto político nestas eleições, também tem sido adotada por Wilson Lima. No último dia 6 de agosto, o governador chegou a participar de um encontro com mais de 1,6 mil pessoas na 14ª Assembleia Geral Extraordinária da Convenção Estadual da Assembleia de Deus, em Manaus.

Veja também: ‘Igrejas têm papel essencial’, diz Wilson Lima em encontro com 1,6 mil pessoas na Assembleia de Deus

Independência

Neste ano, o Republicanos emitiu uma recomendação para que os diretórios estaduais sejam “independentes” em campanhas eleitorais, ou seja, para que anunciem ou não apoio a candidaturas em suas respectivas federações. A expectativa, no Amazonas, era que somente o Republicanos local apoiasse Lima nestas eleições e o deputado Silas Câmara permanece ao lado de Eduardo Braga, já que ambos estavam no mesmo palanque e caminhavam juntos em eventos pelo Estado.

Em junho de 2022, o deputado federal Silas Câmara chegou a estar nas cidades como Manacapuru e Manaquiri, no interior do Amazonas, ao lado de Eduardo Braga, onde discursou em favor do senador, que já enfrentava uma debandada em suas alianças.

Silas Câmara ao lado de Eduardo Braga, em Manacapuru (Reprodução)

Surpresa

Na convenção eleitoral que oficializou o nome de Wilson Lima como candidato do União Brasil ao Governo do Amazonas, em 4 de agosto deste ano, o pastor Silas Câmara, contudo, surpreendeu a todos ao comparecer no evento e ser anunciado entre os candidatos ao cargo de deputado federal que integram a chapa de apoio ao atual governador.

Veja também: Governador do AM protagoniza convenção histórica e mostra força política ao reunir dez partidos em evento

Apesar de não subir ao palco, Silas apareceu na plateia e prestigiou o evento, segundo imagens do Portal O Poder. A convenção foi a maior do Amazonas, com a presença de mais de 20 mil apoiadores, reuniu dez partidos políticos e lançou mais de 200 candidatos ao pleito de 2022.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.