Eleições no Amazonas: Wilson Lima bate mais de 400 mil votos na frente de Eduardo Braga e segue como favorito no segundo turno

O governador Wilson Lima ao lado da esposa, Taiana Lima, do vice na chapa, Tadeu Silva, e da esposa de Tadeu, Jadeíta Silva (Divulgação)

Por Paula Litaiff

O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), registrou uma diferença de 406.444 votos para o segundo lugar, o senador Eduardo Braga (MDB), e segue como favorito nas eleições do segundo turno, no dia 31 de outubro. Ações concretas de governo, organização de um forte “arco de alianças” e a presença nas ruas foram fatores decisivos para a votação expressiva, apontam especialistas.

Na eleição deste domingo, 1° de outubro, Lima conseguiu fechar a votação com 42,48% (792.786 votos), Eduardo Braga chegou a 20,70% (386.342 votos) e Amazonino encerrou o pleito com 18,7% (353.993 votos), de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

PUBLICIDADE

Em março deste ano, um levantamento do Instituto Pontual (tabela abaixo), registrado no TSE, apontava Wilson Lima com 20,9%, atrás do ex-governador Amazonino Mendes (Cidadania), que tinha 30,5%, e na frente do senador Eduardo Braga (MDB), que registrava 16,1% há três meses.

O aumento da intenção de votos foi gradual e impulsionado à medida que Wilson Lima tomava decisões à frente do governo e na composição das articulações políticas e partidárias, explica o diretor do Instituto Pontual, Eric Barbosa.

“O governador não cresceu do dia para a noite. Houve a construção de um trabalho que vem desde o ano passado até setembro, que passa pela reorganização pública e o reordenamento do grupo político”, disse Eric Barbosa.

A avaliação do diretor da Pontual é baseada na análise do gráfico (abaixo) de pontuação do governador Wilson Lima no período de março a setembro/outubro. Em maio, Wilson registrou um aumento de 2,6% e foi para 23,3%; agosto, 32,7%; e setembro, o governador ficou com 35% das intenções de votos.

Eduardo Braga, que está com Wilson Lima no segundo turno, aumentou 1%, chegando a 17,1% em maio deste ano, segundo a pesquisa da Pontual; ele caiu para 14,9% em agosto e voltou a registrar 17,1% em setembro, de acordo com o levantamento.

‘Peças-chave’

O cientista político da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Ademir Ramos, afirmou que a mudança de “peças” no tabuleiro da composição política foi essencial para o crescimento de Wilson Lima nas intenções de votos. A declaração foi dada, em setembro, ao programa Boa Noite, Amazônia, da Rede Onda Digital.

“Apesar de toda a experiência de seus opositores (Amazonino e Braga), Wilson Lima conseguiu sair na frente, fechar com um  partido grande (União Brasil) e obter o apoio da maioria dos prefeitos no interior do Estado. Isso já garantiria a presença dele no segundo turno”, disse o professor.

Leia também:

Outra medida fundamental adotada por Wilson Lima, que tornou o cenário favorável a ele no tabuleiro eleitoral, foi a execução de ações governamentais previstas para 2022, entre elas a aprovação do Passe Livre Estudantil, pagamento do Auxílio Estadual, obras de infraestrutura, programa Prato Cheio e a CNH Social.

“Com obras e projetos em execução e o gestor nas ruas, aumenta a expectativa positiva da população e, consequentemente, do eleitorado em mantê-lo na gestão pública. Isso ocorre porque as ações estão sendo vistas e, principalmente, sentidas”, analisou a professora de Ciências Sociais Meiry Souza.

Veja como ficou votação completa ao Governo do AM no 1° turno:

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.