Em Manaus, crianças Warao e público de 6 a 9 anos começam a ser vacinados contra a Covid-19

Seringa com vacina contra a Covid-19. (Antônio Pereira / Semcom)

Victória Sales – Da Revista Cenarium

MANAUS – Ao dar continuidade a mais uma etapa do Plano Nacional de Imunização (PNI), crianças de 5 a 11 anos da etnia Warao, além de crianças de 6 a 9 anos sem comorbidades, passam a ser vacinadas, a partir desta quinta-feira, 27, em Manaus. Para os indígenas, a vacinação acontecerá nos abrigos, na região do Tarumã, na zona Oeste.

A imunização é coordenada pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) que deve atender aproximadamente 55 crianças na faixa etária que será contemplada. Para as crianças de 6 a 9 anos, os quatro pontos de vacinação ficarão disponíveis para os responsáveis que desejarem imunizar a criança.

PUBLICIDADE

De acordo com a Semsa, os pontos de atendimento são o Parque Cidade da Criança, na zona Sul; o Clube do Trabalhador (Sesi), na zona Leste; e o Centro de Convivência Magdalena Arce Daou, na zona Oeste; com funcionamento das 9h às 16h; e o shopping Manaus Via Norte, na zona Norte, onde as crianças podem ser atendidas das 10h às 16h.

Imunização de crianças em Manaus. (Antônio Pereira / Semcom)

Documentos

Para vacinar as crianças, os responsáveis devem apresentar certidão de nascimento ou documento de identificação original com foto; cartão nacional do SUS ou CPF, e a caderneta de vacinação. Também é necessário que a criança não tenha sido vacinada com outros imunizantes nos 15 dias anteriores e também que não esteja com sintomas de qualquer doença aguda.

Vacinação de crianças

Na última segunda-feira, 17, Manaus abriu vacinação de crianças contra a Covid-19 com comorbidades ou deficiências (PcDs). Segundo o Ministério da Saúde (MS), a população de 5 a 11 anos na capital amazonense representam 260.721. Entre as orientações é preciso que a crianças esteja saudável para poder receber a vacina e não podendo receber outra vacina no calendário infantil durante os últimos 15 dias.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.