Em Manaus, revitalização do Parque dos Bilhares terá câmeras de segurança com inteligência artificial


02 de junho de 2023
Em Manaus, revitalização do Parque dos Bilhares terá câmeras de segurança com inteligência artificial
O Parque Municipal Ponte dos Bilhares, em Manaus. (Ricardo Oliveira/Revista Cenarium)
Marcela Leiros – Da Revista Cenarium

MANAUS – O Parque Municipal Ponte dos Bilhares, localizado na zona Centro-Sul de Manaus, será revitalizado e a nova estrutura terá câmeras de segurança com monitoramento por inteligência artificial, além de contar, futuramente, com a nova sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). O prefeito da capital, David Almeida (Avante), assinou a ordem de serviço para o início das obras de revitalização na manhã desta sexta-feira, 2.

A previsão é que a obra seja entregue no aniversário de Manaus, no dia 24 de outubro, segundo Almeida. Na reportagem “Em Manaus, Parque dos Bilhares sofre com depredações e frequentadores relatam insegurança”, a CENARIUM mostrou que o parque se encontra em situação de abandono. A insegurança é um dos fatores que afugentaram frequentadores do local.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Antonio Stroski, confirmou o abandono do parque, mas destacou que o vandalismo do espaço também contribuiu para a depredação do local. Agora, novas medidas de segurança serão realizadas, como no caso do sistema de segurança que farão o reconhecimento facial dos frequentadores do parque, em tempo real.

“A revitalização vem junto com medidas de proteção e de segurança às pessoas”, afirmou. “Para que esse conjunto de medidas e de investimentos feito aqui realmente se estenda ao longo do tempo, que a gente não tenha os atos de vandalismo e depredação que aconteceram, nós também temos um sistema de câmeras”.

O prefeito David Almeida e o secretário municipal de Meio Ambiente, Antonio Stroski. (Ricardo Oliveira/Revista Cenarium)
Vereador propõe Bíblia como recurso paradidático nas escolas de Manaus
Rios Negro e Solimões ultrapassam a cota de inundação em Manaus e Manacapuru
Visita da cantora Lana Del Rey a Manaus gera euforia em fãs
‘Texto transfóbico’, diz cuidadora social sobre PL que quer vetar trans em competições esportivas em Manaus

Nova estrutura

A obra de restauração custará cerca de R$ 6,3 milhões. Segundo David Almeida, a revitalização do Parque Municipal Ponte dos Bilhares contará com uma praça molhada, algo inédito nos espaços culturais e de lazer da cidade. O parque ainda terá um circuito de esporte, arte, lazer e entretenimento.

“Aqui, vai ser um grande espaço cultura que nós devolveremos para a cidade de Manaus, para o lazer”, explicou David Almeida. “Nós estamos preparando essas áreas para que Manaus possa ter atrativos para os seus moradores fazerem atividades físicas e terem opções de entretenimento, de lazer e de cultura”.

Para que possamos implementar todos esses programas, precisamos recuperar praças, parques e espaços que estavam abandonados e colocar a Prefeitura dentro desses espaços, com professores de Educação Física e orientadores. Assim, poderemos oferecer atividades como zumba e outras atividades esportivas para as pessoas poderem se movimentar“, concluiu Almeida.

Primeira etapa do Municipal Ponte dos Bilhares, em Manaus. (Ricardo Oliveira/Revista Cenarium)

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.