Em Manaus, revitalização do Parque dos Bilhares terá câmeras de segurança com inteligência artificial

O Parque Municipal Ponte dos Bilhares, em Manaus. (Ricardo Oliveira/Revista Cenarium)
Marcela Leiros – Da Revista Cenarium

MANAUS – O Parque Municipal Ponte dos Bilhares, localizado na zona Centro-Sul de Manaus, será revitalizado e a nova estrutura terá câmeras de segurança com monitoramento por inteligência artificial, além de contar, futuramente, com a nova sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). O prefeito da capital, David Almeida (Avante), assinou a ordem de serviço para o início das obras de revitalização na manhã desta sexta-feira, 2.

A previsão é que a obra seja entregue no aniversário de Manaus, no dia 24 de outubro, segundo Almeida. Na reportagem “Em Manaus, Parque dos Bilhares sofre com depredações e frequentadores relatam insegurança”, a CENARIUM mostrou que o parque se encontra em situação de abandono. A insegurança é um dos fatores que afugentaram frequentadores do local.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Antonio Stroski, confirmou o abandono do parque, mas destacou que o vandalismo do espaço também contribuiu para a depredação do local. Agora, novas medidas de segurança serão realizadas, como no caso do sistema de segurança que farão o reconhecimento facial dos frequentadores do parque, em tempo real.

PUBLICIDADE

“A revitalização vem junto com medidas de proteção e de segurança às pessoas”, afirmou. “Para que esse conjunto de medidas e de investimentos feito aqui realmente se estenda ao longo do tempo, que a gente não tenha os atos de vandalismo e depredação que aconteceram, nós também temos um sistema de câmeras”.

O prefeito David Almeida e o secretário municipal de Meio Ambiente, Antonio Stroski. (Ricardo Oliveira/Revista Cenarium)
Vereador propõe Bíblia como recurso paradidático nas escolas de Manaus
Rios Negro e Solimões ultrapassam a cota de inundação em Manaus e Manacapuru
Visita da cantora Lana Del Rey a Manaus gera euforia em fãs
‘Texto transfóbico’, diz cuidadora social sobre PL que quer vetar trans em competições esportivas em Manaus

Nova estrutura

A obra de restauração custará cerca de R$ 6,3 milhões. Segundo David Almeida, a revitalização do Parque Municipal Ponte dos Bilhares contará com uma praça molhada, algo inédito nos espaços culturais e de lazer da cidade. O parque ainda terá um circuito de esporte, arte, lazer e entretenimento.

“Aqui, vai ser um grande espaço cultura que nós devolveremos para a cidade de Manaus, para o lazer”, explicou David Almeida. “Nós estamos preparando essas áreas para que Manaus possa ter atrativos para os seus moradores fazerem atividades físicas e terem opções de entretenimento, de lazer e de cultura”.

Para que possamos implementar todos esses programas, precisamos recuperar praças, parques e espaços que estavam abandonados e colocar a Prefeitura dentro desses espaços, com professores de Educação Física e orientadores. Assim, poderemos oferecer atividades como zumba e outras atividades esportivas para as pessoas poderem se movimentar“, concluiu Almeida.

Primeira etapa do Municipal Ponte dos Bilhares, em Manaus. (Ricardo Oliveira/Revista Cenarium)
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.