Em RR, ausência de Denarium em debate é criticada por eleitores na internet; ‘uma vergonha’

Púlpito vazio em debate (Reprodução/Globoplay)
Gabriel Abreu – Da Revista Cenarium

BOA VISTA – A ausência do candidato à reeleição Antonio Denarium (Progressistas) no último debate promovido nessa terça-feira, 27, pela TV Roraima, afiliada à Rede Globo, no Estado, provocou diversas críticas nas redes sociais. O candidato deixou de ir ao debate de maior audiência na televisão para fazer campanha em Cantá (distante 24 quilômetros de Boa Vista). Perdendo a chance de falar sobre as propostas para os mais de 366.240 eleitores dos 15 municípios do Estado, onde o sinal da emissora chega.

A quatro dias da eleição, o atual governador Antonio Denarium, que tenta à reeleição para os próximos quatro anos, faltou três debates que foram realizados pelas emissoras de TV no Estado: Band Roraima, TV Cultura Roraima e TV Roraima. Nesse último, a falta lhe rendeu críticas na imprensa nacional.

O Jornal da Globo mostrou, durante uma reportagem sobre o balanço do debate promovido pela emissora em todo o Brasil, o púlpito vazio de Antonio Denarium. A apresentadora, a jornalista Luana Borba, informou que os representantes do candidato participaram de todas as reuniões e assinaram compromisso de participação. Denarium não justificou à emissora a falta no debate.

PUBLICIDADE
Trecho da matéria do Jornal da Globo (Reprodução)

Os candidatos presentes candidatos Teresa Surita (MDB), Rudson Leite (PV), Juraci Escurinho (PDT) e Fabio Almeida (Psol) lamentaram a ausência de Denarium e criticaram o candidato.

Teresa Surita, por exemplo, principal adversária, fez uma pergunta a ele durante o programa no primeiro bloco. “Denarium foge de prestar contas para a população, em especial, às mães em desespero que sofrem naquilo que ele chama de maternidade”, disse a candidata.

Críticas

Nas redes sociais, internautas fizeram diversas críticas sobre a falta de compromisso do candidato Antonio Denarium com a população do Estado. Veja relatos de eleitores:

https://twitter.com/meninodti/status/1574936122677137410?s=20&t=K3m4mc1Ku7fHJP-wZWSCKw

Análise

A cientista política Antônia Miguel afirmou à REVISTA CENARIUM que quem perde com a falta do candidato ao debate é o eleitor. Já que ele não terá a oportunidade de verificar a prestação de contas de quem busca à reeleição, já que é o momento de expor melhor os seus feitos e tentar convencer o eleitor a continuar dando uma nova chance de um possível novo mandato.

“O eleitor perde a oportunidade de observar esse candidato à reeleição no confronto em relação aos outros, um confronto de posicionamento, um confronto em relação aquilo que ele fez. De estar, justamente, desfazendo, rebatendo alguma crítica. O debate funciona como uma vitrine importante para que o eleitor possa avaliar melhor. Muitas vezes, o eleitor está em dúvida e o debate pode ajudá-lo a decidir por algum candidato, pois sai da indecisão, podendo escolher melhor o seu voto”, explicou a cientista política.

Campanha em Cantá

Enquanto o debate acontecia na capital Boa Vista, o governador esteve fazendo uma carreata com apoiadores pelo município e um comício. As imagens dos eventos foram postadas nas redes sociais do candidato. Procurado pela reportagem para comentar as ausências nos debates, o candidato não respondeu aos questionamentos até a publicação desta matéria.

Foto retirada da rede social do candidato (Reprodução)
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.