Em SP, Dia das Boas Ações engaja voluntários para dar visibilidade às causas indígenas

Associação Espaço Curumim organiza oficina com crianças ensinando Guarani e artesãs das aldeias do Pico do Jaraguá (Divulgação)

Com informações da assessoria

SÃO PAULO – No Parque Villa-Lobos, em São Paulo, acontecerá neste sábado, 28, o maior movimento de voluntariado do mundo: o Dia das Boas Ações (DBA). O evento conta com uma programação repleta de atividades para despertar o voluntariado a partir da conexão com diversos projetos sociais, ações transformadoras e atrações artísticas como o show da cantora Mariana Aydar. E no domingo, 29, acontece a edição nacional no Rio de Janeiro, no Parque Garota de Ipanema.

A agenda conta com atividades promovidas por várias organizações nos espaços Transformar, Despertar, Conectar, Gastronomia e Bazar Social, que convidarão os visitantes para se engajarem em suas causas durante a semana social, que acontece até o dia 5 de junho.  Às 16h30, no espaço Transformar, a Associação Espaço Curumim realizará a atividade “De Volta às Origens”, com oficina com artesãs Guarani, crianças ensinando palavras em Guarani Mbya e promovendo a ação social de mutirão de limpeza das aldeias do Pico do Jaraguá no sábado, dia 4.

PUBLICIDADE

Os povos Guarani chegaram ao Jaraguá na década de 1960. Atualmente são cerca de 1.300 habitantes divididos em seis aldeias, que também abrigam mais de 800 animais – muitos pets abandonados nas redondezas, que acabam sendo acolhidos como guardiões espirituais dos indígenas. Apenas uma das aldeias é demarcada, a Tekoá Ytu, que é considerada a menor do Brasil.

Associação Espaço Curumim organiza oficina com crianças ensinando Guarani e artesãs das aldeias do Pico do Jaraguá (Divulgação)

Apesar da proximidade com a pujante megalópole, a vulnerabilidade social é notada pela precariedade do acesso a saneamento básico, poluição do único rio que corta as aldeias, devastação da mata nativa e áreas para o plantio de subsistência, além das barreiras impostas pelo isolamento provocado pela pandemia, que restringiu a venda dos seus artesanatos, principal fonte de renda da comunidade.

Um elemento fundamental presente nas aldeias Guarani do Jaraguá é a preservação de seus costumes, seus modos de construção (utilizando o barro na formação das ocas), manifestações artísticas e suas músicas como forma de expressar sua espiritualidade em celebrações tradicionais. As crianças são educadas em suas tradições e na língua Guarani, antes de frequentarem a escola pública, em um centro cultural localizado na aldeia Tekoá Pyau.

O DBA, internacionalmente conhecido como Good Deeds Day, nasceu em 2007, em Israel, com a vontade de promover boas ações. Desde 2016, é organizado pela Atados, maior plataforma de voluntariado do país, em parceria com a Muda Cultural, visando incentivar a atuação civil e a profissionalização do terceiro setor, através da transformação coletiva.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.