Entenda o que está em jogo na eleição municipal de 2024

Fachada da Prefeitura de Manaus (Divulgação/assessoria)
Jéssika Caldas – Da Revista Cenarium

MANAUS (AM) – Ao contrário da eleição geral que escolhe políticos para nível federal, as eleições municipais para prefeito, vice-prefeito e vereador impactam com mais contundência a vida da população. Especialistas ouvidos pela REVISTA CENARIUM neste domingo, 31, avaliam que o pleito municipal, por tratar de temas como saneamento, educação básica e transporte coletivo, deve ter mais atenção dos eleitores.

Conforme o cientista político Helso Ribeiro, as questões relacionadas com o cotidiano têm caráter mais próximo e palpável para os eleitores. Mesmo com incumbências limitadas, ainda sobraram aos municípios a gestão do sistema de água esgoto, a organização do transporte coletivo e tráfego viário.

“As eleições municipais têm um impacto mais imediato e próximo dos cidadãos, pois estão relacionadas a questões do dia a dia, como saneamento básico, transporte coletivo, creches, entre outros aspectos que afetam diretamente a qualidade de vida das pessoas em suas comunidades. E essa proximidade com as questões do cotidiano faz com que as pessoas se sintam mais envolvidas e interessadas em participar ativamente do processo eleitoral. É uma oportunidade para os cidadãos influenciem diretamente nas decisões que afetam suas próprias vidas e comunidades”, explicou.

PUBLICIDADE

O especialista destaca que esse cenário só pode ser entendido se levar em consideração o trabalho realizado pelo prefeito e pelos vereadores ao longo do mandato, e isso pode impactar diretamente a decisão de voto.

No caso de Manaus, o tratamento de água e esgoto foi privatizado há 24 anos no ano de 2000 pelo então prefeito Alfredo Nascimento. Desde então, já passaram pela gestão do saneamento básico, quatro empresas que demonstram dificuldade em universalizar o tratamento do esgoto nas regiões mais distantes da cidade.

Por enquanto, críticas a gestão privada da atual empresa que opera desde 2018 o sistema de tratamento de água e esgoto da capital amazonense em Manaus não entraram no radar dos cinco pré-candidatos apresentados pelos partidos.

Análise de propostas

O sociólogo, Israel Pinheiro, explica que é importante, que os eleitores analisem o desempenho e as propostas dos candidatos com cuidado, levando em consideração o impacto direto que suas ações terão na comunidade.

“A presença de diferentes atores políticos, suas propostas e alianças moldam o cenário eleitoral. Então é interessante observar como esses atores se relacionam com diferentes segmentos da sociedade, como professores, população evangélica, universitários e outros grupos, e como buscam conquistar o apoio desses setores”, analisou.

Israel Pinheiro menciona a mudança nas preocupações e pautas dos políticos, indicando uma mudança no discurso polarizado que tem sido presente nos últimos anos.

“Parece que a preocupação com questões como gênero neutro e outras pautas relacionadas à diversidade e inclusão pode estar evoluindo para um discurso mais neutro e menos polarizado. É interessante observar como as alianças políticas e os apoios de figuras públicas podem estar passando por mudanças significativas, tornando-se menos determinantes no resultado das eleições”, disse.

Leia mais: Pré-candidatura é artifício para candidatos testarem densidade eleitoral, apontam analistas
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.