‘Espero que traga resultados reais’, diz deputado do AM sobre reunião do CAS

Segundo o deputado Amom Mandel, a falta do superintendente efetivo aumenta a necessidade de fortalecer o diálogo com o governo federal (Reprodução)
Eduardo Figueiredo e Ívina Garcia – Da Revista Cenarium

MANAUS – O deputado federal pelo Amazonas Amom Mandel (Cidadania) acompanha a comitiva do vice-presidente da República e ministro de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin (PSB), em agenda oficial no Estado, nesta sexta-feira, 24, que inclui visita ao Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), participação na 308ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração da Superintendência da Zona Franca de Manaus (ZFM) e encontro com representantes da Indústria.

À REVISTA CENARIUM, Amom Mandel declarou que achou necessário acompanhar a comitiva do vice-presidente, para garantir que a visita não seria adiada. “Espero que essa reunião traga resultados reais para o Amazonas e que possamos todos entrar num consenso. Nós ainda temos questões indefinidas em relação à Zona Franca”, pontuou o deputado.

Agenda oficial de Geraldo Alckmin, no Amazonas (Divulgação)

Segundo Amom, a falta do superintendente efetivo para a Suframa e os riscos em relação à reforma tributária aumentam a necessidade de fortalecer o diálogo com o governo federal. “Essa é a hora de fortalecermos o modelo econômico e garantir a geração de emprego e renda para a população”, ressaltou.

PUBLICIDADE

Leia também: Secretário do AM defende ZFM em debate com bancada da agricultura no Ministério da Fazenda

Além de Amom, compõem a comitiva de Geraldo Alckmin o deputado federal mais experiente da Câmara Federal Átila Lins (PSD), a deputada federal pelo Acre Antônia Lúcia Câmara (Republicanos) e demais membros do ministério.

Comitiva do vice-presidente, Geraldo Alckmin (Divulgação)

CAS

Essa será a primeira reunião do Conselho de Administração da Suframa (CAS) em 2023 e também a primeira sob comando do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O evento será presidido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, pasta que no governo anterior, de Jair Bolsonaro (PL), havia sido absorvida pelo Ministério da Economia, sob o comando de Paulo Guedes.

A última reunião do CAS com a presença de um ministro aconteceu em julho de 2019, quando Guedes foi alvo de críticas ao se posicionar favorável ao fim da Zona Franca. Desde então, as reuniões do CAS passaram a ser presididas por um subordinado. Agora, com a recriação da pasta do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, há o retorno da presença de um ministro como condutor.

O encontro vai analisar a concessão de incentivos fiscais federais a 44 projetos industriais e de serviços, avaliados em R$ 1,5 bilhão em investimentos e com perspectiva de geração de 1,5 mil novos empregos no polo industrial da ZFM.

Leia também: Em debate nacional, Pauderney Avelino defende a ZFM diante da nova Reforma Tributária

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.