Fundação Vitória Amazônica integra Conselho Nacional de Meio Ambiente

A entidade foi indicada pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Julio Pedrosa/Divulgação)
Da Revista Cenarium*

MANAUS – A Fundação Vitória Amazônica (FVA) é a mais nova integrante do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) do governo federal para os anos de 2023 e 2025. A entidade foi indicada pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e terá a socioambientalista Muriel Saragoussi como representante com direito a voto no colegiado.

A indicação está publicada na Portaria GM/MMA nº 456, de 26 de abril de 2023. Além da FVA, outros dois representantes e respectivos suplentes de associações que terão a missão de defender os recursos naturais e do combate à poluição no Comana são o Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (FBOMS) e a Coalizão Clima, Crianças e Adolescentes (CliCA).

“O Conama está retomando suas atividades como espaço de normatização da área ambiental com base, ao mesmo tempo, nas evidências científicas e no consenso entre os diferentes atores sociais da vida e do desenvolvimento brasileiro”, destacou Muriel Saragoussi, que é membro titular do Conselho Curador da FVA

PUBLICIDADE

Leia também: Procurador do Amazonas assume cargo no Ministério de Meio Ambiente

Para Saragoussi, o diálogo e a participação serão novamente valorizados para a proteção ambiental. “A FVA, com sua experiência socioambiental de mais de 30 anos, tem a capacidade de contribuir tanto do ponto de vista da ciência quanto da defesa dos direitos dos Povos e Comunidades Tradicionais e da própria Natureza”, reforçou.

O coordenador-executivo da FVA, Fabiano Silva, assume como suplente na mesma vaga do Conama.

O que é o Conama?

O Conama tem como objetivo principal estudar e propor ao governo federal diretrizes e políticas públicas voltadas para a preservação do meio ambiente.

O órgão é responsável por estabelecer critérios para o licenciamento de atividades com potencial poluidor, determinar a necessidade de estudos sobre possíveis danos ambientais de projetos públicos e privados, entre outras atribuições.

Leia também: Ministério do Meio Ambiente abre consulta pública para controle de desmatamento na Amazônia

(*) Com informações da assessoria

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.