Governador do AM abre ano letivo no interior e entrega laboratório multi-institucional

O governador Wilson Lima inaugurou o "Espaço Maker", em Manacapuru, no interior do Amazonas. (Euzivaldo Queiroz/ Seduc-AM)
Gabriel Abreu – Da Revista Cenarium

MANAUS — Mais de 200 mil alunos da rede estadual de ensino do interior do Amazonas retornaram às aulas presenciais nesta terça-feira, 15, em 61 cidades do Estado. A abertura do ano letivo no interior foi realizada pelo governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), em Manacapuru, distante 68 quilômetros de Manaus. Além da abertura oficial do ano letivo, o governador do AM entregou um laboratório multi-institucional do projeto “Fazer para aprender”.

“A gente tem caminhado para um estágio de excelência no Estado do Amazonas. A gente sempre ouviu falar que escola particular é melhor que a escola pública. Hoje, nós temos estrutura, equipamentos e condições que não se encontram na rede particular de ensino. Esse é o quarto laboratório ‘maker‘ que inauguramos e vamos inaugurar mais cem para oportunizar que esses alunos tenham essa oportunidade”, disse o governador.

No município, o governador também anunciou a prorrogação, até março de 2023, do concurso público para a educação realizado em 2018. Disse, ainda, que 352 aprovados serão convocados. Os detalhes serão divulgados no site da Secretaria de Estado da Educação (http://www.seduc.am.gov.br/).

PUBLICIDADE
Mais de 200 mil alunos da rede estadual de ensino do interior do Amazonas retornaram às aulas presenciais nesta terça-feira, 15. (Euzivaldo Queiroz/ Seduc-AM)

“Fazer para Aprender”

O “Espaço Maker” faz parte do projeto “Fazer para Aprender”, que integra o programa Educa+Amazonas. O laboratório é o primeiro a ser inaugurado para a execução do projeto. Ele será usado para práticas experimentais nas mais diversas áreas do conhecimento.

Cem escolas foram selecionadas para receber os espaços, que serão laboratórios multidisciplinares onde os alunos aprenderão a lidar com linguagem de programação, robótica e outros temas que promovam engajamento entre os estudantes. Nesses espaços, os alunos desenvolverão ainda mais o pensamento crítico, a criatividade e o trabalho em equipe.

Volta às aulas

Somente no interior, o Governo do Amazonas atenderá 202 mil alunos em 375 escolas durante o ano letivo de 2022. Em todo o Estado, a rede de educação acolherá 424 mil estudantes, em 605 escolas.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.