Governador do AM afirma que vai se reunir com a Amazon na terça-feira, 5

O governador do Amazonas, Wilson Lima. (Edição: Mateus Moura/Revista Cenarium Amazônia)
João Felipe Serrão – Da Revista Cenarium Amazônia

MANAUS (AM) – O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil) afirmou que se reunirá na próxima terça-feira, 5, com representantes da multinacional Amazon para discutir investimentos e parcerias para o Estado. O encontro fará parte da agenda do Amazonas na 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28), que acontece em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

De acordo com Lima, um dos objetivos da reunião é fazer com que as empresas da iniciativa privada assumam compromissos com a preservação da Amazônia.

“Nosso objetivo é fazer parcerias, não só com a Amazon, mas também com outras empresas. Imagina uma empresa dessas que investe em uma cadeia produtiva no Amazonas, faz com que esse produto seja acabado e possa incluir no hall de produtos que uma empresa como a Amazon oferece para o restante do mundo”, destacou o governador.

PUBLICIDADE

O encontro não será privado, já que Wilson estará no local acompanhado de outros governadores que integram o Consórcio Amazônia Legal. Entre os projetos que o governador quer apresentar para um possível aporte da Amazon, estão o “Guardiões da Floresta” e o “Escola da Floresta“.

Uso do nome

No dia 30 de novembro, o governador disse, em entrevista, que a empresa americana deveria compensar o Estado pelo uso da palavra em inglês. “A Amazon usa o nome do Amazonas, usa o nome da Amazônia. Quanto é que a gente ganha por isso? A gente quer saber. Esse é um dos questionamentos que a gente vai fazer lá na COP”, disse o chefe do Executivo. A fala teve repercussão na imprensa local, nacional, e viralizou na internet.

Leiam também: ‘Amazon’: saiba origem do nome da empresa de Jeff Bezos questionado por Wilson Lima
Investimentos da Amazon na Amazônia

Na COP28, representantes da Bezos Earth Fund, instituição do fundador da Amazon, Jeff Bezos, anunciaram um investimento de cerca de R$ 80 milhões (US$ 16,3 milhões) no combate ao desmatamento da Amazônia. O aporte será destinado a planos inovadores do Estado do Pará.

Fundador da Amazon, Jeff Bezos. (Foto: Divulgação)
Amazonas na COP 28

Nos próximos quatro dias, o governador Wilson Lima cumpre uma agenda de encontros com empresários, representantes de instituições financeiras e de outros Estados brasileiros e países, em busca de reforçar investimentos para o desenvolvimento sustentável no Estado.

O principal compromisso é o lançamento do “Programa Amazonas 2030” para redução do desmatamento, que será executado com recursos arrecadados a partir da venda de créditos de carbono. Segundo o governo estadual, o objetivo é alcançar o desmatamento líquido zero no Estado nos próximos seis anos.

Edição: Marcela Leiros

Revisão: Gustavo Gilona

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.