Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
22 de novembro de 2021
Ainda não é assinante
Cenarium? Assine já!
ASSINE
image/svg+xml

Victória Sales – Da Cenarium

MANAUS – Com investimentos de R$ 34,7 milhões, o governador do Amazonas, Wilson Lima, deu início, nesta sexta-feira, 22, ao Cerco Inteligente de Videomonitoramento, que marca o funcionamento integral do novo e moderno sistema de combate ao crime no Estado. O início da operação ocorreu às 9h, na avenida Itaúba, bairro Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus.

“Estamos em uma área muito simbólica de Manaus. Estamos em um mês muito comemorativo, uma séria de projetos estão sendo entregues para a população. O que nós estamos fazendo aqui, hoje, é um programa de estado permanente. Com esse sistema, nenhum carro que foi roubado ou furtado, e foi informado para o número 181, estará circulando normalmente na cidade. A nossa polícia não vai mais ficar trabalhando às cegas. E tem um detalhe, essas viaturas, que estão aqui, ficarão na zona Norte e Leste de Manaus. Tem que estar nas ruas, nossa população precisa de segurança e de paz. Nós já mapeamos essas localidades que mais necessitam de segurança pública nessas áreas”, destacou Wilson Lima.

Governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC) no lançamento do projeto Cerco Inteligente de Videomonitoramento (Diego Peres/Secom)

De acordo com o governador, o novo sistema faz parte do programa Amazonas Mais Seguro, lançado pelo governador em julho deste ano e que é coordenado pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). O Cerco Inteligente de Videomonitoramento conta com 500 câmeras, instaladas em pontos estratégicos de Manaus, que possuem tecnologia capaz de auxiliar na prevenção, investigação e solução de crimes como roubos, furtos e homicídios.

O sistema inteligente das câmeras está interligado ao Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) e pode ser operacionalizado de maneira integrada pelas forças de segurança pública do Estado. Com o Cerco Inteligente de Videomonitoramento, será possível identificar, avaliar, acompanhar e coordenar ameaças reais ou potenciais, buscando prevenir, neutralizar e reprimir atos criminosos de qualquer natureza que atentem contra a ordem pública e a segurança de pessoas e patrimônios.

Segundo Wilson Lima, o patrulhamento por viaturas também está sendo reforçado, principalmente nas zonas Norte e Leste de Manaus. Além do anúncio do programa, os policiais militares também receberam 60 mil munições, 40 câmeras filmadoras para a Rocam Motos e 15 aparelhos telefônicos. As 50 viaturas que também foram entregues nesta sexta contam com tecnologia de ponta e vão ampliar o patrulhamento ostensivo e preventivo. Os novos veículos – modelos Ranger 4×4, S-10 e Hilux – possuem tecnologia embarcada, radiocomunicador e câmeras internas e externas, ampliando o amparo tecnológico dos policiais militares em serviço nas ruas da capital.