Governo destina R$ 1,2 milhão para auxiliar refugiados e migrantes em Pacaraima

Valor deve ser investido em ações socioassistenciais em Roraima (Gema Cortes/OIM)
Bianca Diniz – Da Revista Cenarium

BOA VISTA (RR) – O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) publicou uma portaria (N° 893), na quarta-feira, 14, que anuncia a destinação de repasse emergencial de R$ 1,2 milhão ao município de Pacaraima, com o objetivo de auxiliar nas ações socioassistenciais voltadas para refugiados e migrantes. Essa medida faz parte de um plano do governo federal que contempla também outras 14 cidades.

De acordo com o MDS, o plano visa regiões que têm recebido e que ainda devem receber migrantes e refugiados, devido aos fluxos migratórios gerados por crise humanitária. Os valores anunciados são provenientes do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) e repassados em uma única parcela, correspondendo a seis meses de atendimento.

Pacaraima está entre os 15 municípios beneficiados pelo repasse emergencial (Reynesson Damasceno/ACNUR)

Conforme a portaria, cada município deve elaborar um plano de ação dentro de 30 dias. A União retém os recursos em caso de descumprimento. Além disso, os conselhos de assistência social locais são responsáveis pelo acompanhamento e fiscalização da prestação de contas.

PUBLICIDADE

Números

Os números do Painel Interativo sobre Refúgio, no Brasil, criado pela Agência da Organização das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), apontam que o País abriga, atualmente, 65.811 refugiados de 121 nacionalidades diferentes e possui mais de 155 mil solicitações em processo de análise. Do total, 53.485 refugiados são provenientes da Venezuela, o que equivale a 70,36% do número total de refugiados no País.

Segundo a Operação Acolhida, iniciativa coordenada pela Organização Internacional para as Migrações (OIM), mais de 800 mil venezuelanos migraram para o Brasil desde 2017, principalmente, por meio da cidade de Pacaraima, que se tornou a principal rota escolhida por refugiados que buscam recomeçar suas vidas e encontrar novas oportunidades.

Leia o documento:

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.