Policiais Militares de Roraima são liberados após detenção na Venezuela

Policiais militares afirmaram que estavam em perseguição quando atravessaram a fronteira (Reprodução/Redes sociais)
Bianca Diniz – Da Revista Cenarium

BOA VISTA (RR) – Na última sexta-feira, 24, quatro policiais militares do Grupamento Independente de Intervenção Rápida Ostensiva (Giro) de Roraima foram detidos pelo Exército Venezuelano após ultrapassarem a fronteira entre Santa Elena de Uairén, na Venezuela, e Pacaraima, município ao norte de Roraima, distante 214 km de Boa Vista.

Durante a Operação Hórus, destinada a combater o tráfico de drogas e o contrabando na região, os PMs afirmaram que estavam em perseguição quando atravessaram a fronteira. No entanto, um vídeo que circula pelas redes sociais mostra um soldado venezuelano repreendendo os policiais.

Veja vídeo:

População local protesta contra passagem de viatura de PMs na fronteira. (Reprodução/Facebook)

De acordo com a Polícia Militar de Roraima, o episódio expõe a relevância da integração e coordenação entre as forças de segurança em áreas de fronteira. A situação destaca a complexidade dessas operações, que frequentemente enfrentam desafios, como a ausência de limites territoriais definidos e a necessidade de respeitar as leis e normas locais de cada País.

PUBLICIDADE

A PM divulgou uma nota afirmando que a detenção dos policiais militares em território venezuelano se deu por uma “intercorrência policial” e que irá reavaliar seus procedimentos de operações de fronteira para prevenir futuros incidentes semelhantes.

“O objetivo é aperfeiçoar a gestão integrada das instituições envolvidas com a segurança pública nas áreas limites da fronteira, na busca contínua por diagnósticos precisos, além do conhecimento e troca de experiências com policiais que já atuam no ambiente”, informou.

Policiais Militares foram liberados pelo Exército Venezuelano após dois dias de invasão (Divulgação/Polícia Militar de Roraima)

De volta ao Brasil

Após liberação, os PMs retornaram a Roraima durante a formatura de integração entre as Forças Policiais Militares. O evento contou com a presença de importantes autoridades militares de ambos os países, como o coronel Miramilton, comandante-geral da Polícia Militar de Roraima (PM-RR), o general Maior Alfredo Román Parra Yarza, comandante da Região Estratégica de Defesa Integral Guayana, e o general de Divisão Julmer Rafael Ochoa Romero, comandante da Zona Operativa de Defesa Integral Bolívar.


Leia também: Policiais de 15 Estados vão fazer reforço da Força Nacional no DF após atos de vandalismo

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.