Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
26 de janeiro de 2022
Ainda não é assinante
Cenarium? Assine já!
ASSINE

Victória Sales – Da Revista Cenarium

MANAUS – Para beneficiar policiais e bombeiros militares do Amazonas, o governo do Estado anunciou, nesta sexta-feira, 3, um pacote de ações para valorizar a categoria. O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), lançou ainda os editais dos concursos para a corporação que serão assinados e encaminhados para publicação no Diário Oficial do Estado (DOE).

A iniciativa é parte do projeto “Amazonas + Seguro” implementado pelo governo em julho deste ano. As medidas anunciadas são: a criação da Gratificação de Curso (GC), a reformulação da Gratificação de Trabalho Extra (GTE), o novo regulamento da previdência social dos militares estaduais e a construção do Batalhão das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam).

De acordo com Wilson Lima, este é um dia muito importante em que chega para apresentar resultados de muitas discursões, de muito esforço e de muito diálogo. “Isso foi muito importante para que a gente pudesse chegar ao um entendimento para melhorar as condições de trabalho da tropa, mas acima de tudo valorizar o pai de família, o filho, o cidadão que está usando a farda”, destacou.

O governador relata ainda que no juramento feito pela corporação, eles prometeram proteger, servir e dar a própria vida, mas também precisam do amparo do Estado. “Fazer o que nós estamos fazendo agora é olhar o ser humano como se deve ver, é dar as condições e a tranquilidade para que se possam ir às ruas e desempenharem o trabalho necessário”, explicou.

Concurso

Os editais da Polícia Militar, Bombeiros e da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) vão ofertar mais de 1900 vagas e serão organizados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Para PM serão 1350 vagas, com 1 mil para praças. 320 para oficiais e 30 para oficiais da saúde. Segundo informações repassadas pelo governo, as inscrições iniciam no próximo dia 8 com previsão para ser aplicada no dia 6 de fevereiro, nos municípios de Coari, Humaitá, Manaus, Eirunepé, Parintins, Tabatinga e Tefé.

Para o Corpo de Bombeiros, as provas serão aplicadas no dia 13 de fevereiro, com 453 vagas para a corporação, sendo 400 para praças e 53 para oficias. As provas serão aplicadas nos municípios de Humaitá, Tabatinga, Manaus e Parintins. E para a SPP serão ofertadas 150 vagas, com 140 para nível médio e 10 para ensino superior. As inscrições iniciam no dia 13 com previsão para acontecer no dia 20 de fevereiro.

Benefícios

No evento, Wilson Lima solicitou aos parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado que votem em caráter de urgência para permitir o pagamento de gratificações aos militares estaduais para adquirirem títulos em cursos de especializações, de mestrado e doutorado. Além disso, o governador assinou a mensagem sobre a atualização para Gratificação de Trabalho Extra (GTE) para Serviço Extra Gratificado (SEG).

O governador do Amazonas anunciou um novo regulamento de previdência social dos militares estaduais, que serão concedidos aos militares estaduais equiparados aos da Forças Armadas. Wilson Lima aproveitou o momento para anunciar a construção do batalhão da Rocam. O prédio terá sede na avenida Buriti, no Distrito Industrial, na zona Leste de Manaus, com obra de três mil metros quadrados e com orçamento de R$ 8 milhões.