Governo do AM inaugura sala de monitoramento do Núcleo de Inteligência e Segurança Escolar

A ação visa garantir a segurança no ambiente escolar (Reprodução/Secom)
Priscilla Peixoto – Da Revista Cenarium

MANAUS – O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), inaugurou nesta quinta-feira, 20, a sala de monitoramento do Núcleo de Inteligência e Segurança Escolar (Nise). O espaço integra o plano de ações do Comitê Interinstitucional de Proteção, Monitoramento, Guarda e Segurança Escolar, do governo estadual. Na ocasião, o governador também realizou um balanço da operação “Escola Segura”, realizada em todo o Estado.

O lugar implantado na sede da Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc), no bairro Japiim, Zona Sul de Manaus, dispõe de computadores e equipes técnicas e operacionais da Seduc e da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), que atuam no monitoramento e prevenção de ameaças às unidades de ensino.

O espaço integra o plano de ações do Comitê Interinstitucional de Proteção, Monitoramento, Guarda e Segurança Escolar do Governo do Amazonas (Reprodução/Secom)

“O dia de hoje é muito importante, é o dia em que o Estado decidiu fazer uma ação para reforçar a cultura de paz que a gente tanto busca nas escolas. Hoje, nós mobilizamos todas as nossas forças de segurança, por meio da Secretaria de Segurança, Polícia Militar, Civil, bombeiros, que tiramos dos quartéis, inclusive, para que pudessem estar nas escolas dando palestras, orientações, para dar a tranquilidade necessária aos alunos e pais”, declarou o governador.

PUBLICIDADE

Serviço e medidas

Instituído por meio da Portaria GS N° 311, de 10 de abril de 2023, o Nise foi criado para combater “ataques e crimes de ameaça, racismo, bullying, ciberbullying, uso de drogas, tráfico de entorpecentes e quaisquer outras ações que se configurem em transgressões no interior das escolas, contra estudantes, profissionais da educação ou mesmo contra a estrutura das unidades da rede estadual de ensino”.

As denúncias podem ser feitas via 190 ou 181, ou ainda pelo número (92) 99414-0480 (telefone e Whatsapp) e via e-mail: [email protected]. O canal garante a preservação do sigilo das informações do denunciante. Agora, com o espaço físico, o atendimento poderá ser feito presencialmente.

O lugar dispõe de computadores e equipes técnicas e operacionais (Reprodução/Secom)

“Todas as denúncias serão feitas por meio do 181, 190, WhatsApp e e-mail que estarão disponíveis para a comunidade e virão para cá para monitoramento em tempo real. A partir daqui, vamos definir as estratégias que vão combater a violência na escola, seja para combater bullying, racismo, um caso que tem que ser tratado pela polícia, um caso que tem que ser tratado pela assistência social, com o apoio de um psicólogo, seja algo relacionado à questão pedagógica. Aqui é para garantir a segurança no ambiente escolar, para combater tráfico de drogas nas escolas e outros atos de violência que possam acontecer no ambiente escolar”, explicou Wilson Lima.

Equipe e parceiros

Coordenado pelo delegado da Polícia Civil, Denis Pinho, o Nise conta com integrantes da Secretaria de Educação, Secretaria de Segurança Pública, Polícias Civil e Militar e Secretaria Executiva-Adjunta de Inteligência (Seai).

“A Secretaria de Segurança Pública terá representantes dentro do Núcleo de Inteligência e Segurança Escolar. Representante da área de inteligência, do serviço de 181, 190, e uma analista de georreferência, e nós estamos reforçando uma cooperação que já existia com a Seduc para aumentar essa pareceria de palestras para alunos, professores, pais e comunidade escolar em geral”, conta o secretário de Estado de Segurança Pública do Amazonas, general Carlos Alberto Mansur.

A ação visa garantir a segurança no ambiente escolar (Reprodução/Secom)

Ações de paz

O general também destacou as atividades voltadas para o chamado “Dia D” de cultura de paz nas unidades de ensino do Estado. A iniciativa contempla ações educativas e reforço no policiamento de mais de 400 escolas da capital e do interior.

“Hoje de manhã foram desdobradas as forças de segurança na capital e no interior. Logo cedo, polícias militar, civil, corpo de bombeiros e o Detran estiveram, basicamente, em todas as escolas para palestras, conversas e segurança dos alunos e gestão das escolas. Hoje, antes mesmo do funcionamento das escolas, fizemos a abertura do Centro Integrado de Comando e Controle Regional para acompanhar, em tempo real, todas as ações que estariam acontecendo não só na capital como no interior”, ressaltou Mansur.

A secretária de Educação do Amazonas destacou o dia voltado para a cultura de paz (Reprodução/Secom)

A titular da Secretaria de Educação do Amazonas (Seduc-AM), Kuka Chaves, destacou não só o dia dedicado à cultura de paz, nas unidades de ensino, como agradeceu aos parceiros que considerou fundamentais para a realização da atividade.

“Esse dia 20 foi marcado por um dia de cultura de paz e amor dentro das escolas. Nossa gratidão à todos os envolvidos por esse apoio. Além das secretarias, contamos também com o apoio do Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria do Estado, OAB e sociedade civil como um todo. Hoje, foi um dia de respeitar o colega, de abraçar, de soltarmos os balões brancos e cultuar a paz”, celebrou Kuka Chaves.

Em dez dias, o Nise apreendeu 83 adolescentes e maiores de 18 anos. Desse total, 43 foram em Manaus e 40 no interior do Estado.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.