27 de fevereiro de 2021

Gabriel Abreu – Da Revista Cenarium

MANAUS – O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), anunciou nesta sexta-feira, 5, novas medidas que flexibilizam o funcionamento do comércio não essencial no Estado. De acordo com o governador, as lojas podem reabrir, mas as vendas só podem ocorrer por meio de delivery no horário entre 8h e 17h. O novo decreto valerá por sete dias e o toque de recolher fica restrito entre 19h e 6h.

Segundo o gestor, as medidas são necessárias para que o número de casos e internações da Covid-19 continue caindo no Amazonas. Ainda de acordo com o governador Wilson Lima, é fundamental que todos tenham a consciência de que as medidas sanitárias precisam continuar fazendo parte da rotina da população de Manaus e do interior do Estado. O Amazonas é um dos entes da federação mais atingido pela pandemia do novo coronavírus.

“O decreto valerá por sete dias e nós vamos fazer um trabalho de acompanhamento junto com a Fundação de Vigilância e com a Secretaria de Saúde para observar a evolução dos casos nesse período e a partir daí a gente ir tomando as nossas decisões. Há possibilidade que durante a semana, se não tivermos aumento ou pelo menos continuar a estabilização dos casos, o Governo do Estado irá rever essas medidas que estamos tomando”, explicou Wilson Lima.

Novos Leitos

Durante a transmissão, o governador disse que o Estado está ampliando a capacidade de atendimento do Hospital Nilton Lins, na Zona Centro-Sul de Manaus. A unidade de campanha passa a operar com 103 leitos, sendo 81 clínicos e 22 de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). A entrada de pacientes se dará por encaminhamento via Sistema de Regulação (Sisreg).

A unidade foi reativada há poucas semanas e operava com 43 leitos clínicos, inicialmente. O governador Wilson Lima explicou que o incremento de mais 60 leitos faz parte do Plano de Contingenciamento elaborado para o combate à pandemia da Covid-19 no Amazonas, que prevê a abertura de 350 novos leitos na rede pública de saúde do Estado, sendo 100 deles para terapia intensiva.

Boletim FVS

A FVS informou na quinta-feira, 4, o diagnóstico de 2.689 novos casos de Covid-19, totalizando 276.551 casos da doença no Estado. De acordo com o boletim, foram confirmados 152 óbitos por Covid-19, sendo 59 ocorridos no dia 03 de fevereiro e 93 óbitos foram encerrados por critérios clínicos, de imagem, clinicoepidemiológico ou laboratorial, elevando para 8.716 o total de mortes.

Na capital, de acordo com dados da Prefeitura de Manaus, na quarta-feira, 3, foram registrados 75 sepultamentos por Covid-19. O boletim acrescenta ainda que 33.423 pessoas com diagnóstico de Covid-19 estão sendo acompanhadas pelas secretarias municipais de saúde, o que corresponde a 12,09% dos casos confirmados ativos.