Governo federal vai lançar plataforma que reúne documentos jurídicos sobre igualdade racial

Mãos pegam no punho umas das outras com a bandeira brasileira ao fundo (Reprodução/Governo Federal)
Da Revista Cenarium Amazônia*

BRASÍLIA (DF) – Legislação, jurisprudência, súmulas, pareceres jurídicos, projetos de lei, propostas de emenda constitucional, teses e dissertações que envolvam questões relativas à igualdade racial serão disponibilizados na Plataforma JurisRaciaI. A ferramenta de acesso público e gratuito será viabilizada com orçamentos do Ministério da Igualdade Racial e da Advocacia-Geral da União (AGU).

De acordo com a portaria interministerial assinada na última terça-feira, 21, e publicada nesta quinta-feira, 23, no Diário Oficial da União (DOU), a nova ferramenta tem como objetivo facilitar o acesso aos documentos jurídicos que possam contribuir com o enfrentamento do racismo e para promoção da igualdade racial. Será também um conjunto de dados para estimular a formação de cidadãos e servidores públicos sobre o tema.

Prédio de ministérios do governo federal (Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)

A implementação da plataforma será viabilizada por acordos de cooperação técnica entre Executivo, Legislativo e Judiciário, nas diferentes esferas, além de parcerias com instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais, de notável saber jurídico na temática racial. O planejamento e construção da ferramenta serão acompanhados pelo Comitê Gestor da Plataforma JurisRacial, regulamentado e instituído por novos atos do ministério.

PUBLICIDADE

A pasta também será responsável pela atualização dos dados e, em parceria com a AGU, realizará a divulgação da ferramenta e as ações de formação e educação sobre a Plataforma JurisRaciaI. Já as ações de articulação entre os poderes ficarão a cargo da AGU.

Leia mais: Desigualdade racial em número de matrículas volta a subir no Ensino Superior
(*) Com informações da Agência Brasil
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.