Governo Lula cortou verba publicitária da Jovem Pan por fake news, diz ministro

Logo da Jovem Pan. (Divulgação)
Da Revista Cenarium*

BRASÍLIA (DF) – O ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência, Paulo Pimenta (PT-RS), afirma que cortou verba publicitária da Jovem Pan em razão de fake news disseminadas pela emissora.

Ele diz que seguiu entendimentos do Tribunal de Contas da União (TCU), ainda que não haja decisão que cite especificamente a emissora.

A Jovem Pan foi excluída das primeiras ações publicitárias da gestão Lula (PT). Em dezembro, porém, a emissora recebeu cerca de R$ 90 mil da Secom para veicular jingles da campanha de fim de ano do governo federal.

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O veículo se tornou alvo do Ministério Público Federal por abrigar comentaristas bolsonaristas que defenderam teses golpistas sobre as urnas eletrônicas. Em novembro de 2022, a Jovem Pan ainda perdeu a monetização de seus vídeos no Youtube por “repetidas violações das políticas contra a desinformação em eleições“, o que só foi revertido recentemente.

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O então presidente Jair Bolsonaro (PL) durante participação no programa Pânico, da Jovem Pan – 26.ago.22/@jairbolsonaro no Twitter

Não foi por uma decisão política, existe uma recomendação do TCU, a partir de um encaminhamento sobre veículos que propagavam fake news. Portanto nós simplesmente seguimos a orientação e a regra dessa recomendação de evitar a vinculação de conteúdo“, disse Pimenta à Folha.

Como foi aberta investigação específica sobre a questão da Jovem Pan, inclusive depois do 8 de janeiro, por conta dessa vedação, nós nos sentimos sem possibilidade de manter a empresa no plano de mídia“, acrescentou.

Questionado sobre a reaparição da emissora em campanha publicitária da Secom de dezembro, Pimenta mudou o discurso e disse que não há veto para anunciar na empresa. “Não há uma vedação, há uma recomendação, uma orientação.

Se uma agência, se um ministério, entende que para uma determinada a campanha a Jovem Pan… Não tem nenhuma vedação nesse sentido“, disse ainda. Procurada, a Jovem Pan não quis se manifestar.

O ministro Paulo Pimenta (Secom) durante ato de anúncio das medidas do Governo Federal para enfrentamento da estiagem no Rio Grande do Sul

Leia a matéria na íntegra neste link.

(*) Com informações da Folhapress

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