Grafismo indígena e surrealismo inspiram obra de artista visual no Amazonas

Artista Nádja Kristhina (Marieta) propõe estampas inspiradas na resistência e temáticas da floresta (Rodrigo Valle)
Da Revista Cenarium

MANAUS – Reconhecida no cenário cultural manauara por sua obra, cujos traços costumam representar a mulher no mundo underground regional, a partir de um olhar forte, tatuagens, cabelos coloridos e multiversos mesclando cor e sombra, a artista visual Nádja Kristina, também conhecida como Marieta, acaba de inspirar o lançamento da estampa “Resistência e Existência”, pela Manart Galeria Virtual.

Para a curadora Hadna Abreu, a obra “Resistência e Existência” surgiu da vontade de produzir uma Marieta (como a artista gosta de chamar as suas personagens), com referências indígenas e surreais ao mesmo tempo. Na obra, a personagem usa um cocar e tem um olhar “que transmite resistência e fortalece a existência”. “A obra estampada expressa a sensibilidade da artista à causa dos animais ameaçados de extinção e os povos indígenas da Amazônia. Uma pintura que traz, de forma singela, a inocência de duas onças e o olhar guerreiro de uma mulher indígena, guardiã da floresta”, ressalta a curadora da galeria.

Grafites da artista revelam as cores fortes e vibrantes dos personagens fortes da Amazônia (Rodrigo Valle/Divulgação)

Produção da estampa e lançamento

A gestora cultural da Manart Galeria, Anna Lôyde, explica que a produção da estampa foi “bem simples”, replicando, primeiramente, o grafismo ao fundo de toda a imagem, culminando em uma textura em tons de um verde vibrante. “Em seguida, os personagens foram localizados em áreas específicas para reforçar o conceito da obra. Neste lançamento, temos uma estampa bem fiel à obra original, usamos todos os elementos da obra. O resultado é uma estampa vibrante com grafismos e personagens fortes da Amazônia”, explana.

PUBLICIDADE

Nas palavras da artista “Marieta”, as inspirações que a ajudaram a encontrar a própria identidade, são Brandi Milne e Mark Ryden (o pai do Pop Surrealismo). No entanto, ela pontua que a carreira foi influenciada por pessoas diferentes, dependendo de cada fase. “Nesse momento, posso citar a grafiteira mexicana Eva Bracamontes que me inspira muito nas formas das personagens e na criação de fundos coloridos e surreais”, diz a artista.

Peças de roupa inspiradas em grafismos indígenas (Rodrigo Valle/Divulgação)

Ainda de acordo com a curadora Hadna Abreu, “Marieta” é uma das grandes referências da nova geração de artistas, com técnicas que variam de pincéis à lata de tinta spray. “Seu trabalho é uma fusão de sentimentos e resistência feminina. A carga emocional em seus trabalhos traz uma identificação imediata com a mulher sensível e poética que há em cada um de nós. Sua habilidade com as cores expressa o melhor de si pelos muros e viadutos da cidade. Ela pinta a vida”, declara Abreu.

Todos os  produtos produzidos com a estampa ‘Resistência e Existência’ que levam a assinatura da artista visual Nádja Kristhina (Marieta) estão disponíveis no site: www.manartgaleria.com

Assista ao episódio de nº 5 que a Manart preparou com a artista:

Edital Prêmio Feliciano Lana

O projeto de expansão da galeria Manart foi contemplado pelo edital emergencial Prêmio Feliciano Lana – Lei Aldir Blanc e conta com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e do governo federal, por meio da Secretaria Especial da Cultura.

SERVIÇO

O QUE É? Lançamento da Estampa ‘Resistência e Existência’ pela Galeria Manart

ONDE? Site www.manartgaleria.com

REDES SOCIAIS

INSTAGRAM: www.instagram.com/manartgaleria 

FACEBOOK: www.facebook.com/manartgaleria 

YOUTUBE: https://bit.ly/CanalYoutubeManart  

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.