Há 10 anos, projeto natalino leva presentes e brincadeiras para mais de 100 crianças no interior do AM

Evento idealizado por uma família de origem no município leva alegria para dezenas de crianças do interior do Amazonas. (Reprodução/ Facebook)
Marcela Leiros – Da Revista Cenarium

MANAUS – A realidade das crianças de duas comunidades no interior do Amazonas é transformada todos os anos no Natal, há 10 anos, com um dia cheio de brincadeiras, lanches e o mais esperado: os presentes. No Lago do Limão e Lago do Miraaua, na zona rural do em Manaquiri (a 165 quilômetros de Manaus), o Projeto “Faça Uma Criança Feliz” leva um pouco da magia das festividades deste fim de ano a mais de 100 crianças de famílias de baixa renda.

O projeto teve início em 2012 com a ideia principal de apadrinhamento de crianças de 0 a 12 anos, que fazem seus pedidos ao “Papai Noel” por meio de cartas. Essas cartas são escolhidas por “padrinhos” e “madrinhas” e, assim, dezenas de presentes são levados todos os anos para essas localidades que ficam a algumas horas de distância da sede da cidade de Manaquiri. Neste ano, o primeiro após o início da pandemia, 115 crianças foram apadrinhadas e receberão, no sábado, 4, suas bonecas, carrinhos e brindes em comemoração à primeira década do projeto.

“O patriarca da família Medeiros tinha feito uma cirurgia cardíaca e estava em casa sem poder fazer esforço e entristecido. Então pensamos em fazer algo que pudesse deixá-lo mais alegre. Com isso surgiu a ideia de fazer uma festinha natalina com as crianças da comunidade e vestir o senhor Antonio Medeiros de Papai Noel. A partir de então, começamos a envolver a família, sempre com aquele pensamento de que poderíamos fazer algo diferente daquilo que um dia vivemos, pois na nossa infância, brinquedo era luxo”, lembra a coordenadora do projeto, Socorro Medeiros, que todos os anos recebe os convidados que chegam em canoas de lugares distantes.

PUBLICIDADE

Nos 10 anos do projeto, que já “amadureceu” durante esse tempo, a intenção não é mais, apenas, presentar. Nesta edição comemorativa, será lançado um desafio no qual as crianças receberão kits escolares com canetas, caderno de desenho, lápis de cor, caligrafia e tabuada para, no próximo ano, participarem de concursos de soletrar, caligrafia e e matemática.

“Temos a ideia de fazer uma biblioteca com livros didáticos e paradidáticos para incentivar a leitura. Entendemos que a necessidade não é exatamente um brinquedo e que existem outras necessidades básicas. Pensando nisso, este ano, resolvemos incluir kits escorares para lançar um desafio para 2022”, explicou Socorro.

Como ajudar

O “Faça Uma Criança Feliz” busca doações de livros para montar a biblioteca. Quem quiser ajudar pode entrar em contato na página do evento no Instagram (@facaumacriancafeliz_manaquiri) e no Facebook (@projetomanaquiri). Os telefones para contato são (92) 98414-7210 e (92) 98211-5393.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.