Ian Matos, atleta olímpico dos saltos ornamentais, morre aos 32 anos

Paraense que representou o Brasil nas Olimpíadas do Rio não resistiu a um quadro de infecção. (CBDA)

Com informações da Folhapress

SÃO PAULO — Morreu nesta terça-feira, 21, o saltador brasileiro Ian Matos, aos 32 anos. Segundo a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), ele estava internado desde o início de novembro, quando teve uma infecção na garganta.

A bactéria em seguida passou para o esôfago e o pulmão. O atleta chegou a apresentar evolução nas últimas semanas, mas sofreu uma parada cardiorrespiratória e não resistiu.

PUBLICIDADE

Ian nasceu no interior do Pará, na cidade de Muaná, e estava na Casa de Saúde São Bento, na Ilha do Governador (Rio de Janeiro). Uma vaquinha organizada por amigos e atletas nas últimas semanas arrecadou fundos para ajudar a família a pagar os custos da viagem à capital fluminense, para acompanhar sua situação.

O atleta representou o Brasil nos saltos ornamentais em competições como o Mundial de Esporte Aquáticos de 2015 e 2017, a Copa do Mundo de 2016, os Jogos Sul-Americanos de 2010 e 2014, os Jogos Pan-Americanos de 2011, 2015 e 2019 e nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016. Ele não conseguiu se classificar para os Jogos de Tóquio.

Em 2014, Ian se declarou homossexual, o que à época foi um importante marco na luta contra o preconceito dentro do esporte.

“A CBDA se solidariza à família e aos amigos do atleta e agradece pela amizade, companheirismo e dedicação à modalidade”, afirmou a entidade, em nota.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.